Cultura

Coral do Ifal Por Em Canto ajuda no desenvolvimento de jovens em Marechal Deodoro

Criado em 2011 pelo professor Leonardo Arecippo, projeto de extensão do Instituto Federal de Alagoas em Marechal Deodoro dissemina a cultura e a arte coralista em Alagoas

14 de Julho de 2018, 18:06

Rayana era uma menina quando descobriu que havia um coral numa escola da cidade onde morava. Aos 12 anos, sabendo que o grupo aceitava a entrada de pessoas da comunidade, foi lá, fez um teste e nunca mais deixou de participar. Soprano, de voz fininha e desajeitada, transformou-se em uma das melhores solistas do coral e hoje é reconhecida e admirada por onde passa.

"Eu aperfeiçoei a minha voz e ainda melhorei a minha timidez. Dá sempre aquele friozinho na barriga na hora de se apresentar, mas é maravilhoso cantar, fazer as pessoas se emocionarem", diz ela, hoje com 18 anos. 

Rayana é uma das integrantes do Coral Por Em Canto, projeto de extensão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro, criado em 2011 pelo professor Leonardo Arecippo, como projeto de extensão posteriormente atrelado ao Artifal. De lá para cá, o grupo já fez mais de 70 apresentações, inclusive em grandes eventos como o “Nordeste Cantat”, a “Bienal Internacional do Livro de Alagoas” e a “Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar)”.

O programa institucional Artifal forma grupos culturais para a preservação e disseminação da cultura e da arte em Alagoas. Mais do que isso, ajuda a desenvolver jovens em comunidades em todo o Estado.

A história de Rayana, por exemplo, fica ainda melhor. Depois de entrar no coral, foi incentivada a participar da prova para estudar no Ifal e hoje está concluindo o curso técnico em Guia de Turismo pela escola federal. Como ela, a música também tem estimulado outros jovens de Marechal Deodoro.

"Antes de entrar no coral, eu era muito preguiçoso e irresponsável. Hoje, vejo que tenho mais responsabilidade", conta Vinícius Ferreira, de 16 anos. "Sou muito tímido, mas quando estou junto de um grupo tenho confiança. Fazer parte desse projeto é importante para mim na parte profissional, como instrumentista, e também na parte pessoal."

O coral Por Em Canto foi criado em fevereiro de 2011 pelo professor Leonardo Arecippo, como um projeto de extensão, posteriormente atrelado ao Artifal. Desde então, o grupo já fez mais de 70 apresentações, inclusive em grandes eventos como o Nordeste Cantat, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas e a Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar).

Com mais de 37 anos de experiência musical, Leonardo é regente do grupo e assina a preparação vocal, arranjos e instrumentação de todas as músicas. Em Marechal Deodoro, cidade famosa pela qualidade das suas orquestras filarmônicas, Leonardo trouxe algo novo com o coral, ao executar música vocal, junto com os tradicionais instrumentos. "O Por Em Canto desenvolve disciplina, autoestima e sensibilidade musical, com pelo menos dois elementos novos em relação às filarmônicas de Marechal Deodoro: a presença de cantores e os arranjos exclusivos para a nova formação instrumental acompanhando vozes. Isso foi novo tanto para os músicos, quanto para o público da comunidade", explica Arecippo.

Dentro e fora do Ifal, o trabalho é reconhecido por desenvolver de várias formas os jovens que se integram a ele. "O professor Leonardo é extremamente dedicado e sempre empenhado em músicas e arranjos com qualidade admirável. Sob sua batuta, o Por Em Canto promove inclusão social, integrando estudantes e comunidade externa, e tem sido um ícone cultural do Ifal em grandes eventos nacionais e internacionais", afirma a diretora-geral do Campus Marechal Deodoro, Marília Gois.

Quer conhecer um pouco mais o projeto? Assista ao vídeo: https://youtu.be/eFLWioWPahU