Cultura

'Alexandre e outros Heróis' é especial de fim de ano que será gravado no município de Pão de Açúcar

História é baseada em conto de Graciliano Ramos e estrelada por Ney Latorraca

27 de Julho de 2018, 13:36

 
PÃO DE AÇÚCAR – Uma equipe da TV Globo se encontra no município, distante 150 km de Maceió, para fazer a produção do especial de fim de ano “Alexandre e outros Heróis”, dirigido por Luiz Fernando Carvalho (das microsséries “Suburbia”, “Capitu”, “Hoje é Dia de Maria”). De acordo com a colunista Patrícia Kolgut, de O Globo, o especial é piloto de uma minissérie de dez capítulos a ser produzida no ano que vem.
 
Ney Latorraca interpretará o personagem central do especial baseado em história escrita pelo alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), lançada originalmente no livro de causos destinado ao público infanto-juvenil “Histórias de Alexandre”, de 1944 – reeditada no compêndio “Alexandre e outros Heróis”, de 1962, que incluiu dois novos contos, “Pequena História da República” e “Terra dos Meninos Pelados”.
 
As histórias contadas pelo vaqueiro Alexandre, narradas pelo personagem já velho e interpretado por Latorraca, trazem uma mitologia do Sertão  – da onça que engana o vaqueiro se passando por um cavalo ou da cobra que o vaqueiro confunde com a bota – que cai como uma luva nas mãos do diretor Luiz Fernando Carvalho, com obras de impacto literário e efeitos visuais como “Hoje é Dia de Maria”, gravado em duas jornadas em 2005.
 
A produção do especial em Pão de Açúcar reservou pousadas e alugou casas no município localizado às margens do baixo rio São Francisco – deixando moradores e autoridades municipais em alerta, afinal todos querem ajudar. 

Luiz Fernando não confirmou o dia em que chegará à cidade. As primeiras cenas começam a ser gravadas no início de setembro. “Serão dez dias de gravação”, avisou um dos produtores do especial.