Especial

Lagosta, caranguejo e recepção calorosa são a receita de sucesso de três empreendimentos familiares

Rosalina iniciou vendendo camarão numa barraca; o filho Iran montou o restaurante Cia. da Lagosta e a pousada Vila de Taipa; o irmão Iranildo seguiu com o Choupana do Guaiamum

27 de Julho de 2018, 13:36

 
O pequeno município de Japaratinga surgiu de uma colônia de pescadores, no início do século 19. Era um povoado de Maragogi – outro pólo turístico da região, nos limites com Pernambuco. Muito antes disso, porém, no século 17, no início da colonização, Japaratinga, Maragogi, Porto de Pedras eram território de uma única e rica Vila de Bom Sucesso, hoje a deteriorada e misteriosa Porto Calvo. Bem, a História é apenas um dos destaques deste lugar de tanta beleza e tão propenso à aventura.
 
Japaratinga tem cerca de oito mil habitantes e – embora ainda sofra com os problemas da urbanização mal organizada, caindo em problemas como a coleta do lixo – é, sem sombra de dúvida, um dos rincões de terra e praia mais lindos destas Alagoas – e, claro, sem precisar puxar a sardinha, deste Brasilzão de Deus. Detalhe: a praia é de relevo, o que propicia a paisagem do alto, favorecendo a localização de bares, restaurantes e pousadas. 
 
Uma dessas pousadas, a Vila de Taipa, propriedade do chef Iran Cavalcante, fica num famoso e festejado pedaço de terra e mar batizado de Barreiras do Boqueirão. Onde tem as bicas à beira-mar em frente a uma pequena enseada cercada por bares e restaurantes – mais restaurantes, menos bares, diga-se. Mas é o point, no Verão, da turistada mais festiva. Agora, porém, que é Inverno, e chove, mas não chove tanto, e o movimento é calmo – turistas de passagem e o pessoal das cidades vizinhas (incluindo os pernambucanos) –, nada melhor do que aproveitar as férias por aqui – ou um final de semana que seja. É tranquilo e os preços são mais baixos. E a comida sempre boa – sem falar nesse mar incrível de água quente e tom esverdeado às vezes azulado, mas invariavelmente transparente e que não se encontra assim em qualquer litoral.
 
O paraíso Japaratinga. O chef e empresário Iran Cavalcante nasceu aí. Sua mãe, dona Rosalina, foi quem iniciou esse simpático empreendimento familiar, que envolve além da pousada Vila de Taipa, o já clássico restaurante Cia. da Lagosta, do Iran, colado a outro negócio familiar, o restaurante Choupana do Guaiamum, do filho mais jovem de Rosalina, Iranildo, e por fim a pousada inaugurada recentemente pela matriarca, a Estalagem Anauá, que fica em frente à Vila de Taipa.
 
Dona Rosalina vendia tainha, massunim e camarão numa barraca na praia, abrigada por uma das barreiras da enseada – exatamente onde fica hoje o Cia. da Lagosta, próximo às bicas/banheiros públicos. Com o dinheiro desse negócio, ela criou os filhos e uma marca de lazer, conforto e bem-estar em Japaratinga – ela que veio de Porto de Pedras, município vizinho separado pelo caudaloso rio Manguaba. “Nessa época, o Iran foi estudar em Recife”, diz Rosalina.
 
Cavalcante confessa que sua primeira vocação mesmo foi o Jornalismo, mas já estava envolvido com o negócio de sua mãe, decidindo-se pela arte da cozinha, pratos e talheres ao fazer o curso de Gastronomia na capital pernambucana. “Quando voltei, construí o Cia. da Lagosta e, depois, a pousada Vila de Taipa”, conta.
 
O irmão Iranildo seguiu os seus passos. Jogador de futebol na adolescência, deixou-se levar também pelos encantos da culinária e do comércio de bebidas e comidas, adquirindo o ponto de um antigo restaurante nas barreiras, cujo proprietário havia-o deixado entregue às moscas. “Agora, estou pensando em ampliar”, informa, apontando outro restaurante ao lado – fechado. O Choupana do Guaiamum, mesmo nessa época japaratinguense de poucos visitantes, vive sempre cheio, especialmente de gourmets apreciadores dos caranguejos que ficam expostos num viveiro, no salão do restaurante – e onde o cliente pode escolher os bichinhos que irá degustar.
 
POUSADA VILA DE TAIPA – Barreiras de Boqueirão; tels.: (82) 3297 1271/ 8837 4613;www.viladetaipa.com – reservasviladetaipa@hotmail.com.
ESTALAGEM ANAUÁ – Barreiras de Boqueirão; tel. (82) 3297 1271; www.estalagemanaua.com –estalagemanaua@gmail.com.
RESTAURANTE CIA. DA LAGOSTA – Barreiras de Boqueirão; tels. (82) 3297 1271/ 8837 4613;www.japaratinga.turbr/ciadalagosta.htm - ciadalagosta@hotmail.com.
RESTAURANTE CHOUPANA DO GUAIAMUM – Barreiras de Boqueirão; tels. (82) 3297 1271/ 9176 7244.