Especial

Em Porto Calvo, seminário promovido pelo Estado contou com participação de dois prefeitos

Evento promovido pelo governo estadual realizou oficinas para gestores e técnicos da região Norte

27 de Julho de 2018, 13:36

 
O município de Porto Calvo (distante 105 km de Maceió) sediou nesta quarta-feira (24) o projeto Integração Estado e Municípios, realizado pelo governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande. O evento aconteceu na nova sede administrativa da prefeitura municipal, localizada na AL 101-Norte. Foi realizado um Seminário de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Municipal, com o objetivo de estimular parcerias e fortalecer o relacionamento entre o Estado e os 13 municípios da região Norte. Apenas o prefeito de Porto Calvo Ormindo Uchôa (PSDB) e o do município vizinho de Jundiaí participaram das reuniões.
 
As oficinas organizadas pela Seplande contou com mais de 500 pessoas, entre ele, os dois gestores municipais, além de vereadores, secretários e técnicos dos demais municípios da região. As palestras e minicursos do seminário visaram uma capacitação desse pessoal para a administração de seus respectivos municípios.
 
O secretário da Seplande, Luiz Otávio Gomes, declarou que o objetivo do evento é “fazer uma sinergia entre o Estado e os municípios”. “O município precisa ter um plano estratégico para saber qual a sua vocação de negócios. A parceira entre o Estado e os municípios só fortalece a todos.”
 
O prefeito Ormindo Uchôa disse que a população da região Norte será a mais beneficiada com a integração entre o Estado e os municípios. “Este evento capacita os gestores e a população, estimulando o crescimento da região”, concluiu. 
 
As oficinas giraram em torno de temas como: orçamento público, compras governamentais, abertura/ registro de empresas e funcionamento do Programa Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/AL), entre outros assuntos.