Especial

Fernando Gabeira participa do julgamento do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental

O escritor e fundador do Partido Verde fará palestra neste sábado em Maceió

27 de Julho de 2018, 13:36

 
O jornalista, escritor e fundador do Partido Verde (PV) Fernando Gabeira participa do julgamento do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, cuja solenidade de entrega dos troféus aos jornalistas (e estudantes) vencedores acontece neste sábado (8), no Armazém Uzina, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Convidado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), pelo Sindjornal e pela produtora de resinas termoplásticas Braskem, instituições responsáveis pela criação e organização do Prêmio Octávio Brandão – que este ano chega à décima edição –, Gabeira fará também uma palestra na manhã deste sábado, a partir das 9h, sobre jornalismo ambiental e militância, no Hotel Radisson (Pajuçara, Maceió).
 
A palestra de Gabeira faz parte da programação de uma oficina de jornalismo ambiental dedicada a profissionais e estudantes. Terá ainda a participação de outros jurados do Prêmio Octávio Brandão, abordando temas diversos, a maior parte destes ligada à atividade do jornalista ambiental e à preservação do meio ambiente. Entre os demais debatedores da oficina, estão a jornalista Velma Correia (assessora de imprensa da Abes), a jornalista Catarina Buriti (assessora de comunicação do Instituto Nacional do Semiárido, o Insa), e a publicitária Graziella Fritscher (assessora de comunicação do Projeto Recor/ Restauração do Rio Coruripe).
Os interessados ainda podem se inscrever no Sindicato dos Jornalistas ou pelo telefone (82) 3326-9168. 
 
Premiação 
Cerca de 700 pessoas, entre jornalistas, estudantes, ambientalistas, empresários, autoridades e dirigentes de órgãos públicos são esperados para a solenidade de entrega do Prêmio Octávio Brandão, marcada para as 20h deste sábado, no Armazém Uzina. A ambientação da casa, segundo informaram os organizadores, remete aos canais e lagoas do nosso Estado. A cantora Wilma Araújo, acompanhada da banda Os Gonzagas, será a atração musical da festa.
 
Concorrência
Um total de 70 jornalistas e estudantes disputam este ano os diversos prêmios da competição, que somam R$ 37 mil. Além do dinheiro, os vencedores das melhores reportagens sobre o meio ambiente receberão o troféu Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. O concurso destaca o 1o, 2o e 3o colocados em cinco categorias profissionais (Jornal Impresso – Texto, Jornal Impresso – Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica e Webjornalismo), além do 1o colocado na categoria Estudante.