Promoções

Ministério da Cultura lança Prêmio Carmem Santos Cinema de Mulheres 2013

Objetivo é incentivar a produção cultural de mulheres e dar visibilidade à produção cinematográfica feminina

27 de Julho de 2018, 13:36

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República lançam o Edital Carmem Santos Cinema de Mulheres 2013. O intuito é incentivar a produção cultural de mulheres e dar visibilidade à produção cinematográfica feminina. O edital consiste em apoiar as obras audiovisuais cuja titularidade e direção sejam de mulheres. O material pode ser de gênero fictício, ação ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação. 

A temática deve abordar de forma criativa e inovadora a construção da igualdade entre homens e mulheres e contemplar os direitos da mulher. Os conteúdos devem considerar a diversidade feminina nos meios urbano e rural (campo/floresta, indígenas, negras e povos tradicionais). Serão premiadas dez obras audiovisuais de curta-metragem de até cinco minutos. Os vencedores receberão até R$ 45 mil, cada. Também serão contempladas seis obras audiovisuais de média-metragem, de 26 minutos, no valor de até R$ 90 mil, cada.

As obras audiovisuais deverão ser inscritas por pessoas físicas, mulheres, brasileiras natas ou naturalizadas, que se apresentem obrigatoriamente como diretoras, sendo facultativo o acúmulo de outras funções. Para promoção da participação feminina, será acrescido meio ponto à pontuação final aos projetos por cada integrante da equipe do sexo feminino no desempenho das seguintes funções: produção; roteiro; direção de fotografia; direção de arte; direção de som e montagem.

Será permitida a inscrição de apenas um projeto por participante. As obras audiovisuais devem ser inéditas e originais. Os projetos selecionados serão concluídos no prazo improrrogável de 365 dias, contados a partir da data do depósito dos recursos financeiros para a execução do projeto. O período de inscrição será até 19 de agosto de 2013. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada por meio de sistema online Salicweb (http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/). Confira o edital e saiba mais no link: http://www.cultura.gov.br/secretaria-do-audiovisual-sav/