Promoções

Proprietários de 'startups' alagoanas se preparam em evento promovido pelo Sebrae-AL

Empresas passam por treinamento para participar do 'TechCrunch Disrupt', em setembro, na Califórnia

27 de Julho de 2018, 13:36

 
Empresários estiveram reunidos, nesta quarta-feira (14), no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas (FAL), no bairro do Jaraguá, em Maceió, para participar do evento “Pitch Prep 2013”. O encontro visou preparar este público para apresentar projetos de startups em outro evento tecnológico, de caráter internacional, que será realizado em setembro, nos Estados Unidos – o “TechCrunch Disrupt 2013”, que ocorrerá no Vale Silício, na cidade de São Francisco (Califórnia).
 
As startups surgiram nos EUA, com o advento das empresas “ponto com” na internet. São empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição, com atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento, cujos custos de manutenção devem necessariamente ser baixos, com possibilidade de rápida e consistente geração de lucros. Entre as startups mais comuns estão as de base tecnológica.
 
Apoio do Sebrae
 
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), selecionou quatro cidades com projetos de startups, sendo Maceió uma delas. “Além da capital alagoana, também estão se preparando empresários de Florianópolis, Rio de Janeiro e Brasília. Durante o ‘Pitch Prep’, os empresários aprenderam técnicas sobre como desenvolver os chamados pitchs, que são apresentações sumárias de três a cinco minutos com o objetivo de despertar o interesse de um investidor pelo negócio”, informou a Comunicação do Sebrae-AL.
 
Uma das empresas presentes no treinamento na FAL foi a XoBoi, campeã do concurso “Startup Weekend Maceió”, que ocorreu este ano. O proprietário da XoBoi, Rodrigo Rossiter, contou que, a princípio, a ideia do amigo e sócio Gustavo Costa era “criar uma ferramenta para contar as cabeças de gado de forma mais tecnológica”. “Hoje, a XoBoi se transformou em uma plataforma online de plantação e compra de produtos para o agronegócio”, explicou o jovem empresário.
 
Além da XoBoi, compareceram "Pitch Prep 2013" os empresários Rafael Gaia, representando a startup Pocker Friends; Tony Celestino, da Findmypet; Bruno Amaral, da Crowd Mobi; Odair Seixas, da Mwuiz, e Roberto Protasio, da Blue Vox.
 
O empresário Bruno Amaral apresentou o projeto da Crowd Mobi, um aplicativo com fim de fiscalizar a qualidade das operadoras de telefonia móvel. “Estamos tendo uma oportunidade de aprender a despertar o interesse dos investidores. Assim, os alagoanos podem fazer bonito lá fora.” 
 
Ampliando políticas setoriais
 
No próximo dia 28, será lançado em Maceió o "Projeto de Startups", com a finalidade de ampliar as políticas setoriais e as fontes de financiamento desse segmento, bem como traçar um mapeamento de mercado e posicionamento dos produtos. O projeto será desenvolvido entre o Sebrae-AL e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, além de outros parceiros.