Promoções

Faculdade de Letras realiza semana literária com oficinas de teatro, exibições de filmes alagoanos e palestras

Evento que existe desde 2007 homenageia escritora alagoana, criando o '1o. Concurso de Contos Arriete Vilela'

27 de Julho de 2018, 13:36

 
A Faculdade de Letras da Ufal promove a já tradicional 6a Semana de Letras, de 23 a 27 de setembro. Com palestras, oficinas e minicursos, o evento comemora os 25 anos do primeiro Programa de Educação Tutorial (o PET) da universidade. Com programação variada, o destaque da edição de 2013, é o 1o Concurso de Contos Arriete Vilela.
 
A homenagem à ilustre escritora alagoana demonstra o tom contemporâneo do evento. O concurso premiará, nesta sexta-feira (27), o melhor conto inscrito produzido por alunos de graduação em Letras.
Arriete Vilela: 'Fiquei muito lisonjeada. A Ufal é minha segunda casa'
 
Arriete se disse lisonjeada. “A Ufal é minha segunda casa”, contou, reclamando da falta de incentivos por parte das instituições. “Até uns dois anos atrás, a Academia Alagoana de Letras promovia concursos, mas acabaram. É por isso que quando me convidam para eventos, eu aceito sem pestanejar.”
 
Evento disputado
 
A Semana de Letras existe desde 2007. Os organizadores dizem que nenhuma das outras edições conseguiu tanto destaque quanto esta de 2013. Este ano, foram convidados três professores da Unicamp e a professora doutora Joan Haran, da Universidade de Cardiff (Reino Unido).
 
A programação é bastante eclética e inclui um minicurso com Arriete Vilela, que é professora aposentada da Ufal. Mas ocorrerão, ainda, diversas oficinas, entre elas, “Teatro”, “Desenho” e “Intervenção Urbana”. Serão exibidos filmes alagoanos de curta-metragem, como “12:40”, de Dário Júnior, e “Lixo”, de Paulo Silver, ambos produzidos na oficina “Da Lauda ao Filme”, ministrada pelo professor (do curso de Comunicação) Almir Guilhermino. Mais? Exposições de contos, poemas, fotografias, desenhos, artesanato e esculturas.
 
“As 300 vagas disponibilizadas não foram suficientes” – informou Marília Dantas Tenório, integrante do PET Letras e uma das organizadoras da Semana de Letras. “Várias pessoas que queriam se inscrever não conseguiram, as vagas foram bem disputadas.”

Veja a programação completa da Semana de Letras no site http://www.petletrasufal.com/