Promoções

Prêmio Braskem de Jornalismo abre inscrições

Concurso premiará as melhores reportagens publicadas até o próximo dia 3 de novembro

27 de Julho de 2018, 13:36

 
O tradicional Prêmio Braskem de Jornalismo, destinado a premiar as melhores reportagens produzidas em Alagoas no biênio 2012/ 2013, chega à 24A edição este ano. O regulamento e as novidades foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (3), num café da manhã oferecido pelo restaurante Carne de Sol do Picuí, no Jaraguá. O Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal) e a Braskem – patrocinadora do evento – se fizeram presentes.
 
Assim como aconteceu em junho no Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, as inscrições e o julgamento das reportagens serão feitos via internet, em um hotsite hospedado no site do Sindjornal, facilitando o encaminhamento das matérias e diminuindo o uso de papel, uma das políticas de sustentabilidade do concurso. 
 
O prêmio é dividido em 13 categorias nas áreas de impresso, televisão, internet e rádio, e as chamadas categorias especiais: “assessoria de Imprensa” e o “Prêmio Jornalista Freitas Neto”, voltado para os estudantes de Comunicação Social/ Jornalismo da Ufal, Cesmac e Fits. 
 
Milton Pradines, diretor de Relações Institucionais da Braskem, afirmou que a maior vitória é a longevidade do prêmio. “Nossos jornalistas não precisam sair do Estado para ganhar o reconhecimento merecido”, disse o jornalista à reportagem do Alagoas Boreal, enquanto os convidados degustavam o saboroso breakfast oferecido pelo chef Wanderson Medeiros. “Aqui nós temos um dos mais antigos e tradicionais prêmios do Nordeste”, enfatizou Pradines.
Milton Pradines e Wanderson Medeiros no lançamento do Prêmio Braskem de Jornalismo
 
Além de motivar a categoria, a Braskem, nas duas últimas décadas, construiu um nome associado ao bom jornalismo em Alagoas, transformando o prêmio no mais cobiçado pela imprensa pela importância que tem no cenário jornalístico local. 
 
“O momento não é um dos melhores para a imprensa no Brasil”, afirmou a presidente do Sindjornal, Valdice Gomes. A dualidade das manifestações que vem ocorrendo no país transforma a mídia, ao mesmo tempo, em arma e alvo. “É de incentivos como o da Braskem que o jornalismo ético e compromissado precisa.” 
 
Um mês para se inscrever
 
As inscrições já estão abertas, seguindo até o dia 3 de novembro. Os candidatos podem inscrever os trabalhos exclusivamente através do hotsite hospedado no site do Sindjornal (http://www.sindjornal.org.br/v2/). Vale lembrar que somente os trabalhos publicados entre os dias 21 de outubro de 2012 e 3 de novembro de 2013 podem concorrer. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 250 trabalhos, número acima dos 219 inscritos na edição do ano passado. Ao todo, os vencedores serão contemplados com R$ 39.500, distribuídos nas 13 categorias. Também serão entregues troféus.