Promoções

Governo homenageia, pelo segundo ano, profissionais e estudantes que se destacaram fora de Alagoas

Prêmio 'Expressão Alagoana' será outorgado a 26 personalidades que se destacaram para além das Alagoas; nesta quinta-feira (10), às 20h, no teatro Deodoro

27 de Julho de 2018, 13:36

O governo de Alagoas realiza a segunda edição do prêmio “Expressão Alagoana”, homenageando 26 personalidades que ultrapassaram as fronteiras do Estado. A solenidade de premiação, que será conduzida pelo governador Teotonio Vilela, ocorrerá nesta quinta-feira (10), às 20h, no teatro Deodoro. O prêmio instituído no ano passado, segundo o site do governo, tem a finalidade de “reconhecer e valorizar o esforço e sucesso de cidadãos alagoanos que destacaram o Estado no cenário nacional e internacional”.

A seguir, a lista dos premiados, com informações da Agência Alagoas:

HENRIQUE MEDEIROS TENÓRIO FERREIRA – Fabricante da cachaça Gogó da Ema, que tradicionalmente é envelhecida por dois anos em barris de bálsamo e foi premiada com medalha de ouro em um dos principais campeonatos de degustação às cegas, de vinhos e destilados do mundo – o “Concours Mondial”, em Bruxelas, em julho de 2013. A mais recente conquista da cachaça alagoana foi a medalha de bronze da “Expocachaça Dose Dupla”, em setembro de 2013, na cidade de São Paulo.

SAMANTHA FERREIRA DE MENDONÇA – Estudante do Instituto Federal de Alagoas (o Ifal) no município de Palmeira dos índios, Samantha recebeu, junto com a colega Taísa Tenório, o prêmio “Jovens Inventores”, no programa da TV Globo “Caldeirão do Huck”, em 2013. Ela fez um estudo da incorporação de cinza no bagaço da cana-de-açúcar em formulações para tijolos solo-cimento.

TAÍSA MENEZES TENÓRIO – Também estudante do Ifal em Palmeira dos índios, recebeu o mesmo prêmio de Samantha Ferreira no programa do apresentador Luciano Huck.

LUCIANA MAYARA MENDONÇA DE ALMEIDA – Mais uma estudante do Ifal de Palmeira dos índios, que também recebeu, junto com a colega Luana de Oliveira, o prêmio “Jovens Inventores”, com a pesquisa de utilização do mussambê como planta atrativa no controle biológico da praga-da-couve. O trabalho também foi premiado na “Feira Brasileira de Ciências e Engenharia”, realizada anualmente pela Universidade de São Paulo (USP).

LUANA MAYARA SILVA DE OLIVEIRA – Mais estudante do Ifal/ Palmeira dos índios. Recebeu os mesmos prêmios de Luciana Mayara.

WALLACE JOSÉ TORRES DE OLIVEIRA – Administrador e assessor financeiro da empresa Maceió Trade, especializada em serviços para o mercado de capitais. Oliveira foi vencedor em São Paulo do prêmio “Show do Conhecimento”, realizado na feira “Expert 2013”. Também levou o prêmio da feira norte-americana “Impact”, realizada em Washington, no ano passado.

GABRIELE MARINHO BARBOSA – Foi coroada a mais bela adolescente do mundo na edição 2011/ 2012 do “Miss Teen World” e, em 2013, foi eleita “Miss Rio de Janeiro”.

LEANDRO RODRIGO FELIZARDO NEVES, BRUNO LIRA REGO AMARAL, DANIEL LIRA REGO AMARAL – Sócios da empresa alagoana IlhaSoft, criaram o aplicativo “Clássicos da Literatura”, que na categoria “Livro, Jornal e Revista” venceu a mais importante premiação do país para conteúdo de celulares, smartphones e tablets, no evento “Tela Viva Móvel”, realizado em São Paulo, em 2013. Também no ano passado, na “Rio Info”, conquistaram a vitória na categoria “empresa experiente”, com o projeto "Crowdmobi", que é uma plataforma para monitorar e avaliar a qualidade dos serviços das operadoras de telefonia móvel.

JHONY WILLAMS GUSMÃO DO NASCIMENTO – Estudante de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, é o primeiro alagoano a levar o primeiro lugar no “Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica”. Nascimento venceu o prêmio, em 2013, na categoria “Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq”.

MARCELO PEREIRA DE ALBUQUERQUE - Produtor rural da fazenda Albuquerque, obteve o 2o lugar no prêmio “Competitividade para Micro e Pequenas Empresas”, na categoria “Agronegócios”. Albuquerque virou modelo de gestão para produtores de leite de Alagoas e do Nordeste, atendido pelas ações do programa do governo federal “Balde Cheio”, em 2013.

MARTA DE FÁTIMA SEVERIANO DE OLIVEIRA – Aluna da escola estadual Álvaro Paes, no município de Coité do Nóia, recebeu medalha de ouro, no ano passado, na “Olimpíada Alagoana de Matemática” e medalha de prata na “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”, também no ano passado.

DAVIS MAGALHÃES DE FREITAS – Aluno da escola pública estadual Irene Garrido, em Maceió, também recebeu medalha de prata na “Olimpíada Brasileira de Matemática” de 2013.

WILLIANE FERREIRA DE MELO – Estudante de Arquitetura da Ufal. venceu o “14o Concurso Nacional de Monografia”, promovido em 2013 pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Melo fez o projeto de um centro de detenção provisória masculino.

DAVI MARCIANO COSTA BARROS – Estudante do ensino médio, venceu a “5a Jornada de Foguetes”, em 2013, no Rio de Janeiro, depois que o foguete VS-2, que ele inventou, conseguiu voar na competição, utilizando combustível de fermento de bolo e vinagre.

JOSÉ LAGES JÚNIOR – Presidente da Junta Comercial de Alagoas, recebeu o troféu “Master” no “1o Prêmio de Registro Empresarial e Integração”, organizado pelo Departamento do Registro Empresarial e Integração, da secretaria da Micro e Pequena Empresa, do governo federal. Lages Júnior elaborou o projeto “Desburocratizando o registro e a legalização de empresas em Alagoas”.

LUCIANA MENEZES NERVA - Chef de cozinha do restaurante Bene, recebeu o prêmio “Silver Collection”, da revista Caras, em março de 2013, com o prato “Sushi do Sertão”.

ELTON JOSÉ XAVIER GOMES – Natural de Palmeira dos Índios, jogador de futebol meia-esquerda, atua no clube Al Fateh, na Arábia Saudita. Coleciona diversos títulos, como campeão da “Copa São Paulo”, pelo Corinthians, em 2004 e em 2005; campeão brasileiro, também pelo Corinthians, em 2005; campeão “king cup” pelo clube da Arábia Saudita Nassr, em 2007; campeão da Liga Árabe e da “Super Copa da Arábia”, pelo clube Al Fateh, em 2013, e, no mesmo ano, foi eleito “melhor jogador” da Arábia Saudita.

EDSON GAMA PEIXOTO NETO – Humorista, venceu o concurso humorístico “Quem chega Lá”, do programa da TV Globo “Domingão do Faustão”. 

WALTER PITOMBO LARANJEIRAS – Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei.

JULIANA GOIS PEREIRA – Natural do município de São José de Tapera, é atleta integrante da seleção brasileira de squash. Coleciona títulos como 3o lugar no “Campeonato Brasileiro de Squash”, 3o lugar no “Sul-Americano”, na Colômbia, e “medalha de bronze” no ”Pan-Americano”, na Argentina.

MANOEL FERNANDES GOIS PEREIRA – Também natural de São José de Tapera, igualmente integra a seleção brasileira de squash, tendo sido medalhista nos anos de 2010, 2012 e 2013, no "Jogos “Pan-Americanos de Squash”. Foi o segundo colocado no campeonato britânico “Virgin Islands Open Squash”, em 2013.

MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DE TOLEDO MORAES – Formada em Comunicação Visual, criou um “Método de Interpretação”, consolidando a função de “preparador de elenco” no cenário cinematográfico brasileiro. Com 30 anos de experiência e participações em mais de 40 filmes, entre eles “Tropa de Elite” (1 e 2), “Cidade Baixa”, “Cidade de Deus”, “Central do Brasil”, “Assalto ao Banco Central”, “Mutum” e “Paraísos Artificiais”, é a preparadora de elenco mais requisitada do país, trabalhando, também, com projetos no exterior. Realiza palestras sobre o método que criou, viajando por todo Brasil ministrando cursos e workshops.

JOSÉ MARQUES DE MELO – Jornalista, escritor e professor, recebeu o prêmio “Jabuti 2013” de “melhor livro de Comunicação” por “História do Jornalismo – Itinerário Crítico, Mosaico Contextual”.

WANDERSON ADRIANO MEDEIROS ANACLETO – Chef de cozinha, foi eleito “chef do ano” pela revista Comer e Beber 2011/ 2012, representando o Brasil em 2011 no evento internacional “Gastronomika”, em San Sebastian, Espanha. Foi “chef revelação” no prêmio nacional “Melhores do Ano”, da revista Prazeres da Mesa, e, em 2013, foi premiado como “chef revelação prático”, pela empresa de fornos Prática.