Promoções

'Simpósio de Educação Musical Especial' promoverá oficinas para profissionais que trabalham com pessoas com deficiência

Evento, com cinco oficinas destinada a profissionais e estudantes do setor de música, saúde, pedagogia e psicologia, ocorrerá em maio

27 de Julho de 2018, 13:36

A prefeitura de Maceió promoverá o “2o Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial”, no período de 16 a 18 de maio. A ação, que ocorrerá no centro cultural e de exposições Ruth Cardoso, no bairro central do Jaraguá, será organizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (a Fmac), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

De acordo com a Comunicação da prefeitura, o simpósio capacitará profissionais que utilizam a música como recurso de inclusão social, destinado a pessoas com deficiência. “Podem participar profissionais dos setores de música, saúde, pedagogia, psicologia, estudantes e qualquer pessoa com interesse na área”, avisa a Fmac.

O evento, que contará com palestras e oficinas, surgiu em 2004, segundo a Fmac por iniciativa das professoras Viviane Louro e Lisbeth Soares, “ambas envolvidas com a pesquisa e prática da temática deficiência e educação musical”.

As cinco oficinas da edição 2014 do “Simpósio Itinerante de Educação Musical Especial” serão ministradas por mestres do Instituto de Artes da Universidade do Estado de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos, também no Estado de São Paulo. A programação oferece, ainda, apresentações musicais e cênicas com a Trupe do Trapo, grupo cênico-musical paulista formado por pessoas com e sem deficiência.

As oficinas

“Jogos Pedagógicos Musicais com Enfoque na Psicomotricidade”, com Viviane Louro; “Vivências em Deficiência Visual e Educação Musical”, com Isabel Bertevelli; “Jogos Cênicos-Musicais para Inclusão”, com Sergio Zanck; “Práticas para Musicalização Infantil no Contexto da Inclusão”, com Lisbeth Soares, e “Dança, Expressão Corporal e Inclusão”, com Fabiana Louro, são as oficinas ofertadas pelo simpósio. Como elas não são de continuidade – informa a Fmac –, os interessados poderão escolher uma oficina diferente em cada um dos dias (15 e 16) em que serão realizadas.