Promoções

Programa 'Viva Vila' oferece exercícios de pilates no conjunto Village Campestre, na parte alta de Maceió

Prática do exercício é feita gratuitamente no conjunto Village Campestre, na parte alta de Maceió

27 de Julho de 2018, 13:36

O programa do governo federal “Viva Vila” oferece três turmas para a prática do exercício de pilates na vila olímpica Lauthenay Perdigão, que fica no conjunto Village Campestre, na parte alta da capital. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (a Semel), com aulas gratuitas e diárias, das 8h30 às 11h. Em cada uma das três turmas de pilates, participam 12 alunas. “A ação se destaca por trabalhar mente e corpo do praticante”, assinala a Comunicação da Semel, informando que o exercício de pilates é “uma atividade de baixo impacto nas articulações, feita com poucas repetições, com alongamento, flexibilidade e com um alto grau de percepção corporal”. 

“O exercício”, explica a fisioterapeuta Andréa Canuto, “é feito com base na respiração, trabalhando o corpo como um todo. Depois de praticar, você começa a perceber melhora na respiração. Mais do que tonificar a musculatura, ele trabalha a concentração.”

O projeto “Viva Vila”, implantado em Maceió em 2012, segundo a Semel levou a uma “notória melhora de saúde apresentada pelas praticantes”. “As alunas”, reporta o site da prefeitura, “apresentavam problemas de saúde e uma das maiores reclamações era sobre dores na coluna. É possível observar a melhora da aptidão física, cardiorrespiratória, circulatória, emocional, bem como na qualidade de vida.”

Para a fisioterapeuta Rayana Araújo, idosos e gestantes com problemas de coluna, assim como crianças com problema de postura, podem praticar o pilates. “É uma ótima ideia para quem tem dificuldade de encarar o ritmo da academia ou sente dores nas costas na hora de fazer os exercícios”, aconselha.

A Semel informa que as turmas estão completas, mas há uma lista de espera para novas matrículas.