Promoções

Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publica duas revistas eletrônicas

São duas revistas voltadas para artigos científicos e 'relatos de experiências curriculares'; em julho, inscrições para novos trabalhos

27 de Julho de 2018, 13:36

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) recebe inscrições de artigos acadêmicos de professores da rede estadual para as duas revistas eletrônicas que está editando online. Tratam-se da Revista Alagoana de Ensino e Ciência (a Raec) e da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (Reduc). Ambas, de acordo com os editores, têm como objetivo “divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula”.

A terceira edição da Reduc está disponível no site www.educacao.al.gov.br/reduc. O edital para inscrição de novos artigos (a serem veiculados na quarta edição da revista) deverá ser divulgado na primeira semana de julho. “Após a publicação do edital, os interessados terão um prazo de dois meses para fazer inscrição”, avisa a agência de notícias do governo.

A Raec, editada em parceria com o Centro de Ciências e Tecnologia da Educação e com a Superintendência de Políticas Públicas Educacionais, está disponível no endereço revistaalagoanadeensinodeciencias.blogspot.com.br. Voltada para professores, alunos de licenciatura e pesquisadores de Ciências, Física, Biologia, Química, Matemática e Informática, a Raec é semestral, com as normas para publicação dos artigos podendo ser conferidas no blog da revista.

Coordenador do observatório astronômico Genival Leite Lima, o professor Adriano Aubert diz que a revista “é um canal entre os professores e a sociedade”. “Ela faz com que muitos dos projetos publicados sejam utilizados em sala de aula, tornando-se um estímulo para os professores”, afirma.

Segundo os editores, as duas revistas aceitam trabalhos inéditos ou já publicados em eventos na área de Educação, em língua portuguesa, sobre “temáticas variadas ligadas ao planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem”.  

“Os artigos publicados serão relatos de experiências e artigos científicos contendo os resultados de experiências curriculares desenvolvidas em escolas da rede pública, disseminando boas experiências e estimulando professores”, destaca a gerente de organização do currículo escolar, Maria Vilma da Silva, informando que as duas primeiras edições da Reduc serão compiladas no livro “Educação e Praxis: Reflexões e Relatos de Experiências curriculares exitosas”, que deverá ser lançado no dia 16 de julho. Segundo a agência Alagoas, a obra será distribuída entre as 15 Coordenadorias Regionais de Educação e 324 escolas da rede estadual.