Promoções

Governo federal abre inscrições para curso à distância de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural

Curso à distância para 31 mil vagas ao CapCAR ocorrerá em agosto; inscrições vão até 20 de julho

27 de Julho de 2018, 13:36

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu inscrições, na quinta-feira (3), para o curso à distância de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (o CapCAR). De acordo com a Comunicação do MMA, estão sendo oferecidas 31 mil vagas, “distribuídas em quatro turmas, sendo que a primeira vai priorizar a inscrição de profissionais de órgãos públicos de meio ambiente e extensão rural”. As inscrições para a primeira turma – que começa no dia 12 de agosto – são gratuitas e vão até o dia 20, podendo ser realizadas no site hotsite.mma.gov.br/capcar/. Outras turmas serão abertas depois que a primeira concluir o curso.

O diretor de desenvolvimento rural sustentável do MMA, Gabriel Lui, diz que o objetivo do curso “é aumentar a capilaridade em campo, por meio de multiplicadores que levarão informações tanto sobre a legislação quanto sobre o sistema do CAR”.

Segundo o MMA, o curso “é resultado das ações de fomento e apoio à implementação da Lei no 12.651/2012 do Novo Código Florestal, que criou o CAR. “O objetivo é formar facilitadores para o cadastramento de imóveis rurais no CAR, com prioridade para o apoio aos proprietários ou posseiros rurais que tenham área de até quatro módulos fiscais e desenvolvam atividades agrossilvipastoris, conforme previsto na lei”, informa o site do ministério.

De acordo com o MMA, o curso CapCAR tem duração de 78 horas, distribuídas em 12 horas semanais durante sete semanas. “Cada turma será acompanhada por um tutor docente on-line, preparado para tirar dúvidas de conteúdo e de uso das ferramentas”, informa o MMA, avisando que os participante receberão um certificado de curso de extensão emitido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/ Minas Gerais).