Promoções

Iphan encerra inscrições para o prêmio 'Patrimônio dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana'

Projetos podem ser entregues nesta segunda-feria (28), na sede do Iphan, em Maceió, ou enviados pelos Correios até essa terça (29)

27 de Julho de 2018, 13:36

Encerram-se nessa terça-feira (29) as inscrições para o prêmio “Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (o Iphan). As comunidades de terreiro têm até essa terça-feira para entregar as propostas em uma das duas categorias do prêmio. Em Maceió, os grupos interessados podem entregar as propostas nesta segunda-feira (28), no horário comercial, na sede do Iphan em Alagoas, localizada no bairro central do Jaraguá.

De acordo com a prefeitura de Maceió – parceira da instituição nesse concurso –, os projetos podem ser encaminhados, também, via Sedex ou serviço similar, para o Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, à rua Sá e Albuquerque, 157, CEP 57022-180, Jaraguá. O site do município informa que a ação do Iphan “tem o objetivo de promover o reconhecimento das ações de preservação, valorização e documentação desse patrimônio cultural brasileiro”.

Na primeira categoria, para ações de preservação do patrimônio cultural tombado ou em processo de tombamento pelo Iphan, serão selecionados dez projetos para uma premiação de R$ 40 mil cada. Na segunda categoria serão distribuídos 25 prêmios, de R$ 24 mil cada, para ações de preservação do patrimônio cultural que tenham sido desenvolvidos pelas associações representativas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana de todo o Brasil.

“Apenas instituições formalizadas como pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos poderão participar da seleção”, informa o site da prefeitura, destacando que o texto completo do edital, os procedimentos necessários para participação e os formulários para inscrição estão disponíveis no site www.iphan.gov.br. Mais informações podem ser obtidas, também, no link povos.matrizafricana@iphan.gov.br.

A Fundação Municipal de Ação Cultural (a Fmac) disponibilizou um serviço para tirar dúvidas e auxiliar os interessados em concorrer ao edital. Apoio para a elaboração dos projetos pode ser solicitado à equipe da Diretoria de Políticas Culturais, ligando para o número (82) 3221 2090, das 8h às 14h.