Promoções

Governo do Estado libera recursos para construção de campus universitário em União dos Palmares

Trata-se de reivindicação da comunidade acadêmica, que também pleiteava concurso para professores

27 de Julho de 2018, 13:36

O governador Teotonio Vilela autoriza, nesta quinta-feira (7), a realização de concurso para professores da Universidade Estadual de Alagoas (a Uneal). De acordo com a agência de notícias do governo, trata-se de uma reinvindicação da comunidade acadêmica da universidade estadual. Outro pleito que será atendido pelo governo é a construção do Campus 5, no município de União dos Palmares (a 100 km de Maceió), cuja autorização também será assinada por Vilela nesta quinta-feira.

Segundo a agência Alagoas, o Estado precisava liberar mais de R$ 2 milhões e 500 mil para totalizar os R$ 7 milhões e 700 mil para dar início às obras de construção do campus Zumbi dos Palmares. “Será a mais moderna unidade da Uneal”, afirmou o noticiário oficial, informando que a construtora licitada terá 300 dias para finalizar o projeto.

O reitor Jairo Campos da Costa disse que “a complementação” do campus tornou-se necessária em função de outros investimentos visando melhorar a infraestrutura de universidade, como a compra de equipamentos retroprojetores, cadeiras e poltronas, aparelhos de ar-condicionado e impressoras, entre outros itens. “Desde quando cheguei a União dos Palmares, vindo do Rio Grande do Norte, sinto-me como um conterrâneo dos palmarinos. Lá, encontrei uma identificação com a cultura negra”, declarou Costa site do governo.

Com a realização do concurso – que não ocorria há 11 anos –, a Uneal contratará 50 profissionais, entre especialistas, mestres e doutores. “Sabemos que 50 professores efetivos não suprirão no todo nossa real necessidade, mas é um passo importante para a maior consolidação da Uneal”, concluiu o reitor.