Promoções

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional abre inscrições para curso de caracterização e conservação da pedra

Evento ocorrerá em Belo Horizonte, entre 1º. e 12 de dezembro; inscrições vão até o dia 15 de setembro

27 de Julho de 2018, 13:36

Será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 1o e 12 de dezembro, o curso de “Caracterização e Conservação da Pedra”. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (o Iphan), o evento é uma parceria do instituto com a Universidade de Minas Gerais (a UFMG) e o Laboratório de Caracterização de Rochas Ornamentais (o LabtecRochas) do Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), que é um órgão complementar da UFMG. 

Segundo a Comunicação do Iphan, o curso segue diretrizes do projeto “Charisma” (ou “Cultural Heritage advanced research Infrastructures: Synergy for a multidisciplinary approach to Conservation and Restoration”). Com duração de duas semanas e participação de palestrantes ligados a diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, o evento visa apresentar “conceitos modernos e conhecimentos atualizados sobre os aspectos mais relevantes da disciplina de conservação e restauro, permitindo aos participantes um aprofundamento nesta área”.

“Os temas serão relacionados à conservação de materiais pétreos e outros materiais porosos encontrados nas construções, como os azulejos, as argamassas e o concreto”, afirma o site do Iphan, informando que serão abordados, também, questões como mecanismos e fatores que provocam a degradação, além de conceitos e ações de conservação, produtos de tratamento e formas de avaliar o estado de conservação das pedras.

As inscrições para o curso vão até o dia 15 de setembro e podem ser feitas pelo endereço eletrônico labterochas@gmail.com. Os candidatos selecionados serão conhecidos no dia 30 de setembro. Acesse a programação completa no link goo.gl/UupDzW.