Promoções

Congresso Acadêmico de Inovação e Tecnologia faz abertura em Maceió, reunindo diversas instituições de ensino

Atividades começam às 9h no centro cultural e de exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá; Orquestra Jovem do Ifal se apresentará às 15h30

27 de Julho de 2018, 13:36

Começa em Maceió, nesta segunda-feira (18), o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (o Caiite 2014), reunindo representantes de diversas instituições de ensino de Alagoas – Universidade Federal de Alagoas (a Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). As atividades do congresso começam já às 9h, porém, a abertura oficial ocorrerá somente às 17h, no centro cultural e de exposições Ruth Cardoso, à rua Celso Piatti, s/n, no bairro central do Jaraguá. A jornada de palestras, oficinas e mesas redondas se estenderá até o sábado (23).

Nesta segunda-feira, a partir das 9h, será iniciada uma série de palestras, conferências, minicursos, painéis de debates e mesas redondas. De acordo com a Comunicação da Ufal, o evento contará com 46 salas para as atividades, incluindo auditórios e o teatro Gustavo Leite – que fica nas instalações do centro cultural. “Este ano, as salas do Caiite farão homenagem as cem maiores invenções do mundo, como a  lâmpada, a internet, o cinema, a lei da gravidade e a fotografia”, afirma Raniella Barbosa, da comissão organizadora.

Antes da abertura oficial às 17h – que contará com discursos dos representantes das instituições e diversas apresentações culturais –, ocorrerá, às 16h, a “Conferência de Abertura do Caiite 2014”. Na ocasião, o conferente Klaus Schlunzen, licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas (SP) e doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp, proferirá a palestra “Inovação e Tecnologia na Educação: Cultura, Desafios e Perspectivas”. Segundo a Ufal, Schlunzen atua nas áreas de formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação à distância e aprendizagem organizacional.

Na pauta de discussões desta segunda-feira, temas como “Facebook na Sala de Aula: incluir ou excluir”, “Empreendendo com Sustentabilidade”, “Parques Tecnológicos em Alagoas” e “Atividade de captação de Doadores de Medula óssea e de Sangue”. Confira toda programação no site do Caiite (caiite.org/).