Promoções

Conselho de Cultura de Maceió inaugura projeto de oficinas para produtores e artistas'

'Elaboração de Projetos' foi a primeira atividade das 'Oficinas Culturais', realizada nessa segunda-feira (25), no espaço cultural Arte Pajuçara

27 de Julho de 2018, 13:36

“Elaboração de Projetos culturais” é a primeira de uma série de atividades que integra o projeto “Oficinas Culturais”, que está sendo promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (o CMPC) e que teve início nessa segunda-feira (25), numa das salas do centro cultural Arte Pajuçara, em Maceió, à avenida Doutor Antônio Gouveia, 1.113, no bairro de Pajuçara. A escritora e produtora cultural Regina Barbosa ministrou a oficina inaugural para um público de artistas e produtores culturais que quase lotou a sala do Arte Pajuçara.

Abordando a questão da produção cultural, Regina Barbosa disse que “a política de editais vem sendo cada vez mais utilizada”, favorecendo, segundo ela, à “democratização, à igualdade de chances e à pluralidade”.

Escritora Regina Barbosa: 'A política de editais favorece à democratização, à igualdade de chances e à pluralidade'

O presidente do CMPC, Clayton Santos – também secretário da pasta municipal de Comunicação Social –, disse que a oficina “é importante para capacitar a comunidade e incentivar a política cultural na capital”. Segundo ele, a política da Fundação Municipal de Ação Cultural (a Fmac), que apoia o projeto, quer fazer de Maceió “uma capital onde existam eventos culturais, como o ‘Maceió Verão’, mas que, também, e principalmente, tenha uma política de cultura”. 

O presidente da Fmac, Vinicíus Palmeira, afirmou que o objetivo das “Oficinas Culturais” é instruir a comunidade de produtores, artistas e escritores, dotando-a “de mais capacidade para responder aos editais”.

De acordo com o site da prefeitura de Maceió, Palmeira aproveitou a ocasião para anunciar a lei municipal de Incentivo à Cultura, que será apresentada a artistas e produtores culturais no dia 7 de outubro, no teatro Deodoro.