Promoções

Governo divulga resultados do projeto 'Digitalagoas', que busca 'estimular desenvolvimento cultural da população'

Governo divulga a criação de 43 telecentros, equipados com computadores ligados à internet, em 28 municípios

27 de Julho de 2018, 13:36

A agência de notícias do governo do Estado divulga números preliminares do projeto “Digitalagoas”. A iniciativa, segundo o governo, visa “estimular o desenvolvimento educacional, social e cultural da população”, contando já com 43 telecentros em 28 municípios. A ação é direcionada a regiões de baixo índice de desenvolvimento humano, como as comunidades rurais, os quilombolas e povoados de difícil acesso.

O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (a Secti) e pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), disponibiliza nesses telecentros (salas equipadas com computadores conectados a internet) cursos de informática básica e avançada para a população. Jogos educativos de português, matemática e ciências vêm instalados nas máquinas para auxiliar as crianças nas atividades escolares.

Realizado em parceria com prefeituras e instituições públicas e privadas, o projeto de inclusão digital é, segundo a Comunicação do governo, responsável por diminuir “os altos índices de analfabetismo digital" entre a população. 

“O crescimento do acesso à internet no Estado cresceu aproximadamente 400,3%, porcentagem significativa comparando-se à média nacional de 143,8%, segundo dados de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, informou a agência Alagoas.