Promoções

Oficina estimula criatividade em uso de acervos fotográficos

Curso que começa na quinta-feira (17) é destinado a instituições, críticos, fotógrafos e curadores, entre outros profissionais

27 de Julho de 2018, 13:36

A oficina "Uso criativo de acervos fotográficos – perspectivas autorais e institucionais" está com inscrições abertas desde a semana passada. Trata-se da terceira ação fotográfica realizada este ano no museu de antropologia e folclore Théo Brandão. O curso será ministrado pelo professor Pedro Afonso Vasquez, responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia (ligado à Fundação Nacional de Artes, a Funarte) e autor de 24 livros sobre fotografia. Vasquez é formado em cinema pela Universidade de Sorbonne (Paris).

As aulas acontecem a partir de quinta-feira (17) até o domingo (20), das 9h às 18h. Os interessados ainda podem se inscrever gratuitamente ligando para o número (82) 3214 1719, entre 8h e 13h. O curso é destinado a profissionais de instituições detentoras de acervos fotográficos, críticos de arte, fotógrafos e curadores, estudantes, professores, pesquisadores,  museólogos, arquivistas, conservadores-restauradores, historiadores e profissionais de áreas afins.

As oficinas são resultado de um convênio firmado em 2013 entre a Funarte, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica e o museu Théo Brandão. Com o intuito de preservar o acervo fotográfico do museu e apoiar a capacitação técnica de profissionais da área, a oficina se propõe a explorar de forma criativa as possibilidades no uso dos acervos, desde curadoria de exposições à edição de livros e produção de obras audiovisuais.