Promoções

Secretaria de Estado da Educação divulga ampliação de oferta do programa Educação de Jovens Adultos

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, entre 2013 e 2014 número de alunos passou de dois mil e 900 para sete mil

27 de Julho de 2018, 13:36

 
O governo do Estado divulga a ampliação de oferta do programa Educação de Jovens e Adultos (o EJA), que é destinado a estudantes que, por qualquer motivo, não completaram o ensino fundamental ou o ensino médio em idade apropriada. Segundo a agência de notícias do governo, em um ano – entre 2013 e 2014 – o número de turmas da modalidade aumentou de 149 para 400, “um crescimento de 62,75%”, representando uma ampliação de “quase 59% no número de alunos da modalidade, que passou de dois mil e 900 para sete mil alunos”.
 
De acordo com a agência Alagoas, esses números foram apresentados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) na quinta-feira (18). “Dos sete mil estudantes inseridos na rede estadual em 2014, 90% são recém-alfabetizados egressos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) e 10% é composto por reeducandos do sistema prisional”, afirma a SEE, informando que a região que registrou maior expansão do EJA foi a 11a Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Inserida no contexto do alto Sertão (Delmiro Gouveia e municípios vizinhos), a coordenadoria sertaneja passou de 39 para 77 turmas em um período de um ano. 
 
Claudiane Pimentel, superintendente de Políticas Educacionais da SEE, considera que o resultado “é consequência de um esforço coletivo dos técnicos da rede estadual”. “Trabalhar com EJA não é fácil, pois se trata de um público adulto e que precisa ser constantemente motivado para não abandonar os estudos. Para chegarmos a estes números, foi necessária uma grande mobilização envolvendo todas as nossas coordenadorias.”