Promoções

Em Maceió, Encontro dos Observatórios de Turismo estuda segmentos que colaboram para o desenvolvimento do setor

Evento acontece nessa quinta-feira (26), no hotel Jatiúca, reunindo profissionais do setor e representantes de observatórios de outros Estados

27 de Julho de 2018, 13:36

O Ministério do Turismo (Mtur) realiza em Maceió, nessa quinta-feira (27), o 1o Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo. O evento acontecerá durante a tarde e a manhã no hotel Jatiúca, à rua Doutor Mario Nunes Vieira, 220, bairro de Mangabeiras. De acordo com a agência de notícias do governo do Estado, o objetivo é “socializar experiências positivas para o desenvolvimento do turismo e discutir estratégias de enfrentamento das dificuldades do segmento no cenário nacional”.

A vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sofia Gutierrez, fará palestra sobre a experiência da instituição no turismo sustentável. Representantes dos observatórios do Rio Grande do Sul, Brasília e da cidade de São Paulo relatarão histórias de sucesso no setor.

O coordenador técnico da Licitação do Observatório de Turismo, Renato Lobo, declarou à agência Alagoas que o encontro busca a troca de informações para “o desenvolvimento e a evolução do turismo de forma precisa e profissional”. “O observatório , diz ele, "funciona como uma unidade orgânica de análise sobre os aspectos e componentes que fazem interface com o turismo, a exemplo das atividades de comércio e serviços para o setor; a produção associada, como o artesanato; as atividades de marketing, que impactam na economia do turismo; os momentos decorrentes do consumo per capita, que contribuem para a formação do produto interno bruto e a evolução da atividade turística no território onde é observada.”

A agência de notícias do governo informa que Alagoas é o primeiro Estado do Nordeste a licitar para que seja implantando na capital um observatório de Turismo. “Atualmente, o processo está em sua tramitação final”, explica, avisando que a empresa vencedora assinará contrato para dar inicio às atividades já em 2015.