Lugares

Bombeiros avisam: neste Verão, não entre na água para nadar sozinho nem mergulhe depois de ter bebido

Efetivo de guarda-vidas foi reforçado e atua com ações preventivas nas praias mais movimentadas; Força Nacional vem dar apoio

27 de Julho de 2018, 13:37

O Corpo de Bombeiros alerta a população e os turistas que invadem as nossas praias nesta época do ano sobre os riscos do banho de mar. Para a prática de natação, por exemplo, não é recomendável fazê-la sozinho – segundo os Bombeiros, isso dificulta o pedido de ajuda em caso de afogamento ou de outra situação adversa. Entrar no mar com a água acima do umbigo, tendo ingerido bebidas alcoólicas, é outro perigo. “O banhista deve procurar um posto de guarda-vidas para saber o local mais seguro de tomar banho”, avisam os bombeiros. “As crianças devem sempre estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.”

De acordo com a agência de notícias do governo, a segurança da população é garantida pelos guarda-vidas, que faz trabalho preventivo nas areias, orientando os banhistas e indicando os locais mais seguros para o banho no mar.

Com o reforço de guarda-vidas neste Verão, bombeiros aumentam a segurança nas praias mais movimentadas

Segundo a agência Alagoas, outra ocorrência muito comum é de criança perdida. “Para diminuir esses altos índices, os guarda-vidas realizam um trabalho ostensivo nas areias, entregando pulseiras de identificação para as crianças, com o nome dos pais e telefone para contato”, afirma o noticiário oficial, lembrando que até o dia 29 de março ocorre a “Operação Verão”, com o efetivo de guarda-vidas sendo reforçado “nas praias mais movimentadas”.

E é isso. Vamos seguir as recomendações do Corpo de Bombeiros e tomar todo o cuidado para que o Verão não vire um pesadelo. Tem postos fixos de guarda-vidas nas praias do Francês, Jatiúca e Mirante da Sereia. Nos finais de semanas e feriados, postos, também, na Barra Nova, Barra de São Miguel, Praia do Gunga e Guaxuma. O site do governo informa sobre rondas motorizadas na praia do Pontal e contabiliza 119 guarda-vidas trabalhando durante a “Operação Verão”. O apoio da Força Nacional está sendo esperado “já para os próximos dias”.