Lugares

Secretário se compromete em eliminar galerias pluviais contaminadas da orla de Maceió

Novas medidas de estruturação do setor turístico na capital foram anunciadas pelo secretário Jair Galvão nesta segunda-feira (21); prefeito Rui Palmeira assinou convênio com associação Maceió Convention

27 de Julho de 2018, 13:38

Na capital, nesta segunda-feira (21), o secretário municipal da pasta de Promoção do Turismo, Jair Galvão, fez o anúncio de diversas medidas que estão sendo adotadas pela prefeitura de Maceió de olho na temporada turística de 2016. “Nós temos um litoral maravilhoso e uma gastronomia que está sendo exaltada no país e também fora dele, haja vista matéria publicada recentemente na revista norte-americana Forbes”, declarou Galvão a um grupo de jornalistas antes de fazer o anúncio das ações no auditório do hotel e resorte Jatiúca, na orla da Jatiúca. “A crise tem impactado os gastos públicos, mas, por outro lado, podemos nos beneficiar dela com a alta do dólar e o incremento do turismo nacional, mas desde que as promoções sejam bem feitas”, destacou o secretário, observando que essas medidas darão “novo fôlego” ao segmento.

A reunião dessa segunda-feira, que contou com a participação do prefeito Rui Palmeira e de empresários do negócio turístico, serviu, também, para oficializar um convênio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (a Semptur) com a associação Maceió Convention & Visitors Bureau. A ideia é trazer visitantes o ano inteiro, estimulando o turismo de negócios, eventos e também esportivo na baixa temporada.

Prefeito Rui Palmeira assinou convênio com a associação Maceió Convention & Visitors Bureau, nesta segunda-feira (21)
Glênio Cedrim, presidente da associação: 'Maceió é um dos cinco destinos mais demandados' 

“No início do ano, o segmento do turismo se reuniu conosco e com o então ministro do Turismo Vinícius Lages para uma discussão sobre as diversas ofertas de turismo e de como alavancá-las. Para isso, precisávamos de informações para detectar os problemas. Foi quando iniciamos o levantamento de dados e fizemos o lançamento do inventário do Iabs [Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade], que demandou 900 formulários entregues em hotéis, receptivos, restaurantes, agências de turismos. Coletamos informações sobre patrimônios, museus, horários em que funcionam. Todas essas informações que estavam soltas foram catalogadas, de forma que temos agora um diagnóstico em que podemos atuar”, declarou Jair Galvão aos presentes, enumerando alguns projetos que serão encampados pela prefeitura e pela Semptur ainda este ano.

O mais importante deles, sem dúvida, é o chamado projeto “Praia viva”, que, segundo o secretário, “envolve todas as secretarias do município e também o Estado”. A indústria petroquímica Braskem entra como parceira nessa ação que, entre as prioridades, está a eliminação das famosas “línguas sujas” da orla.

À reportagem do Alagoas Boreal, Galvão informou que “as galerias de águas pluviais que têm sido alvo de ligações clandestinas de esgotos não mais desembocarão no mar”. “Essas ligações acabaram contaminando as galerias pluviais. Com um projeto de drenagem da orla marítima, a prefeitura recebeu doação de tubulações da Braskem para resolver esse problema da balneabilidade. Enquanto as obras de saneamento na capital não forem concluídas, livraremos a praia dessas línguas sujas. O turista não tolera mais esse tipo de coisa.”

Jair Galvão fala para empresários e jornalistas no hotel Jatiúca

Outras medidas e investimentos foram anunciados, como a reestruturação do Centro de Informação ao Turista e instalação de banheiros públicos e lixeiras na praia – estas deverão ser “personalizadas” por artistas da cidade. Também nos planos de promoção do destino Maceió, o acesso à internet gratuito, em diversos pontos da orla.

“A nossa experiência turística é sempre compartilhada na rede social. A instalação de pontos de wi fi dará essa comodidade ao turista. Quanto aos centros de informação, eles existem no Aeroporto e na Rodoviária, mas faltava na orla. Hoje estamos funcionando no quiosque da SMTT [Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito], mas a ideia é funcionarmos num espaço próprio, integrado ao visual da orla.”

Nos planos da Semptur e da prefeitura de Maceió, ainda, a reestruturação da orla lagunar e a construção do centro cultural pesqueiro do Jaraguá. Outra novidade é o Festival Gastronômico, a ser realizado antes do fim do ano, “provavelmente no corredor Vera Arruda”.