Promoções

'Guia de Gestão escolar' fornecerá normas educacionais e informações práticas para diretores da rede municipal de ensino

Em maio, a Secretaria Municipal de Educação lança o 'Guia de Gestão escolar', que servirá para consultas, fornecendo informações que estão sendo levantadas por gestores da rede de ensino em Maceió

27 de Julho de 2018, 13:38

Sob orientação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Secretaria Municipal de Educação começou a elaboração do “Guia de Gestão escolar”, em que constarão as normas educacionais a serem seguidas por diretores e vice-diretores das escolas municipais. O documento será lançado em maio para esse público, garantindo, de acordo com a agência de notícias da prefeitura de Maceió, “uma ferramenta que fortalecerá a prática da gestão democrática” na rede de ensino da capital.

“Com o guia teremos informações práticas também do ponto de vista da sua aplicabilidade”, explica a coordenadora local do projeto, Paola Barbieri, ao site oficial do município nesse domingo (13).

Leila Moreira Alves, técnica do Pnud, afirma ser o “Guia de Gestão escolar” um instrumento de consulta, “construído coletivamente”. “Estamos ouvindo gestores escolares e analisando os formulários preenchidos com informações dos setores da Semed.” Ela diz que o objetivo é “traçar um guia completo, que auxilie o diretor nas suas atribuições e facilite todo o processo na gestão escolar”.

Para Marta Palmeira, técnica e diretora da Secretaria de Educação, o manual trará informações sobre “embasamento legal” e “organização da sede administrativa da Semed”, permitindo ao diretor, segundo ela, “ter conhecimento sobre questões das áreas pedagógicas, administrativas e financeira da secretaria”.

“Apesar de os diretores terem passado pela formação em ‘Gestão Escolar’, que foi um pré-requisito para o processo de eleição, faz-se necessário apoiar com mais informações, de forma didática. O guia auxiliará os diretores e vice-diretores no seu trabalho cotidiano.”