Promoções

Distante do centro de Maceió, Congresso Acadêmico de Inovação e Tecnologia ocorrerá no campus da Ufal

Evento de inovação e tecnologia, antes realizado no centro cultural e de exposições Ruth Cardoso, este ano ocorrerá no próprio campus da universidade, na parte alta da capital

27 de Julho de 2018, 13:38

Apresentando este ano o tema “Ciências, Saberes e Sociedade em Rede”, o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (o Caiite), promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontecerá em Maceió, entre os dias 27 e 30 de setembro.

“Gestores da Ufal e de instituições parceiras já estão se reunindo para montar a programação e garantir o mesmo sucesso nesta quarta edição do evento”, propagandeia a Comunicação da universidade, afirmando que, “entre as novidades, está a mudança do local de realização”. As atividades de estudos, apresentações artísticas e culturais, cursos e palestras ocorrerão, dessa vez, dentro do próprio campus da Ufal, na Cidade Universitária, parte alta da capital. A solenidade de abertura, porém, na noite do dia 27 (uma terça-feira), ocorrerá como nos outros anos no centro cultural e de exposições Ruth Cardoso, à rua Celso Piatti, s/n, bairro central do Jaraguá.

"Estamos em um momento de extrema adversidade no cenário econômico e político do país, mas não podemos deixar de fazer o Caiite. Será realizado em outro formato, mais enxuto, adequado ao contexto financeiro que estamos vivendo", o vice-reitor José Vieira justifica a realização do evento na própria universidade, consideravelmente longe do público extra acadêmico.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Alejandro Frery afirma, a despeito dessa lamentável mudança de local, que o evento preservará uma “socialização acadêmica”, segundo ele, o "aspecto principal” do Caiite. "Estudantes da graduação e da pós terão a oportunidade de apresentar seus estudos em Maceió e, também, serão realizadas programações paralelas em todas as unidades da Ufal no interior."

Entre os destaques do Caiite 2016 a Ufal anuncia a palestra de encerramento do congresso com o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Gilson Volpato. “Ele é da área de ciências biológicas, com reconhecida experiência em metodologia científica. É um grande pensador da produção científica.”

A equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação informa que o edital 3/2016, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), concede apoio financeiro à organização de eventos científicos. “Pesquisadores dos campi da Ufal podem submeter proposta com intuito de conseguir recursos para incrementar a programação ofertada pelas unidades acadêmicas durante o Caiite 2016”, avisa a Propep. Para mais informações sobre o edital, acesse o site da Fapeal.