Promoções

Casa da Palavra promove mais uma edição do 'Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas'

Atividades realizadas no próprio museu no centro de Maceió ocorrerão entre os dias 12 de agosto e 2 de setembro

27 de Julho de 2018, 13:38

Em Maceió, o museu Casa da Palavra abre inscrições para a nova edição do “Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas”, cujas aulas ocorrerão entre os dias 12 de agosto e 2 de setembro, na sede da instituição à avenida Coronel Clodoaldo da Fonseca (antiga Ladeira do Brito), 65, no centro da capital. De acordo com a Comunicação do museu, trata-se de uma capacitação voltada para preparar acadêmicos de Medicina e profissionais da área de Saúde. “São contempladas as principais técnicas e noções de primeiros socorros, em diversas situações de urgência e emergência, com foco na aplicação prática dos procedimentos”, explica o informativo enviado à Redação. Este ano, a Casa da Palavra está disponibilizando 150 vagas (as inscrições podem ser feitas no próprio museu).

“É uma atividade que já faz parte do calendário extracurricular do Estado, sendo procurado não somente por alunos em Alagoas, mas por estudantes de todo o Nordeste”, afirma o professor doutor Ricardo Nogueira, presidente da Casa da Palavra e coordenador do “Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas”. “Nosso sucesso deve-se à introdução de novos temas, ano a ano, trazendo assuntos fundamentais à formação profissional. Sem falar na qualidade dos professores-conferencistas, nomes de referência nacional em suas áreas de atuação.”

'A cada ano introduzimos novos temas', diz Ricardo Nogueira

Ao todo, são 60 aulas expositivas, ministradas de segunda-feira a sábado (à noite, durante a semana, e pela manhã aos sábados). As aulas são acrescidas de atividades práticas e treinamentos de sutura, drenagem de abscesso, instrumentação cirúrgica, paramentação, suporte básico pediátrico e atendimento pré-hospitalar, entre outros procedimentos.

“O curso conta com uma aula prática diferenciada, que é participação dos alunos em um simulado de acidente e resgate em via pública, com a participação do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, entre outros serviços”, informa Ricardo Nogueira, lembrando que essas aulas ocorrem há mais de 31 anos. “Somente nesse curso os participantes são avaliados acerca dos assuntos ministrados em cada noite, o que é somado com as notas da prova final."

Entre os conferencistas convidados, o doutor Celmo Porto, de Goiás, versará sobre “Relação Médico Paciente”, enquanto o paulista Dário Birolini, doutor professor emérito de Cirurgia da Universidade de São Paulo (a USP), fará palestra sobre “Semiologia para a Medicina do Século 21”.