Lugares

Barra de São Miguel realizará primeira edição do Festival Gastronômico das Ostras

O evento gastronômico deve impulsionar o turismo no município de Barra de São Miguel; em dez dias, entre 28 de outubro e 6 de novembro, ocorrerão degustações, apresentação de projetos de estudantes e profissionais e exposição de artesanato

27 de Julho de 2018, 13:39

Entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, a Barra de São Miguel sediará o primeiro Festival Gastronômico da Ostra, realizado pela Associação das Empresas da Barra de São Miguel (Aembar), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (a Sedetur). “O festival busca conectar as comunidades ostreicultoras e o setor turístico de Barra de São Miguel, criando um modelo de festival gastronômico que enalteça a gastronomia da região e fomente o turismo”, reportou a agência de notícias do governo do Estado nessa segunda-feira (4).

Segundo o site oficial, durante os dez dias do evento, ocorrerão “momentos gastronômicos, com degustação de diversos pratos feitos à base do molusco, além de atrações culturais”. Exposição do artesanato produzido na região é outra atração do evento.

Ostras gratinadas do restaurante Macuípe, do município de Barra de São Miguel, no litoral Sul

Também ocorrerá, simultaneamente, 1o Seminário e Curso Internacional Ostra e Comunidades, com apresentação de projetos elaborados por estudantes e profissionais com foco na atividade turística e econômica voltada para o cultivo da ostra em Alagoas.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, eventos como o Festival da Ostra, no município distante 33 km de Maceió, atraem turistas em períodos de baixa temporada, “rompendo com a sazonalidade e movimentando a economia”.

“Temos o exemplo do Festival da Lagosta de Maragogi que deu certo”, afirmou à agência Alagoas. “Vamos fazer o Festival da Ostra entrar para o calendário do turismo no litoral Sul."