Promoções

Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos promove conferências regionais sobre igualdade racial

Elas são preparatórias à conferência estadual em novembro; nessa sexta-feira (19), em Penedo, começa o ciclo de palestras

27 de Julho de 2018, 13:39

PENEDO – A partir dessa sexta-feira (18), conferências regionais preparatórias para a 4a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial ocorrerão interior do Estado, começando pelo município histórico de Penedo, distante 166 km de Maceió. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, abordará o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento”. Em Penedo, nessa sexta-feira, a palestra ocorrerá a partir das 9h, na Casa da Aposentadoria, no centro da cidade.

De acordo com a comunicação do evento, a Conferência de Promoção da Igualdade Racial ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, quando ocorrerá a seleção de delegados que representarão Alagoas na conferência nacional, prevista para maio do próximo ano em Brasília. As conferências regionais acontecerão na região do Baixo São Francisco, compreendendo os municípios de Feliz Deserto, Igreja Nova, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Olho d'Água Grande e São Brás.

“O encontro visa promover a conscientização social, o enfrentamento ao racismo, assim como a discussão e efetivação das políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial”, destaca a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, informando que as palestras são direcionadas aos representantes dos segmentos quilombolas, indígenas, ciganos, povos de matriz africana, capoeiristas, grupos ou ONGs que trabalhem com as questões artístico-culturais “e outras etnias vulneráveis ao preconceito racial e à intolerância”.

A agenda das conferências intermunicipais ficou assim definida: Delmiro Gouveia (dia 22), abrangendo toda a região do Alto Sertão; Maragogi (dia 25), envolvendo a região Norte; São Miguel dos Campos (dia 1o de setembro), alcançando a região Tabuleiro do Sul; Arapiraca (dia 5/setembro), atingindo a região Agreste; Santana do Ipanema (dia 15/setembro), destinada à região do Médio Sertão; Palmeira dos Índios (dia 15/setembro), abrangendo a região Planalto da Borborema; Maceió (dia 22/setembro), compreendendo a região metropolitana da capital, e União dos Palmares (dia 29/setembro), incluindo a região Serrana dos Quilombos.