Promoções

‘Praça literária’ e ‘Praça lítero-musical’ acontecem em Maceió para estimular o hábito da leitura

Atividades que tematizam a cultura e a literatura passeiam pelo cinema, contação de histórias, recital de cordel e música

27 de Julho de 2018, 13:39

Em Maceió, a biblioteca pública Graciliano Ramos realiza nessa terça-feira (24) e na quinta-feira (26) dois eventos com o objetivo de incentivar a leitura e o desenvolvimento cultural entre jovens e estudantes. São eles: a “2a Praça literária” e a “Praça lítero-musical”, ambos gratuitos. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (a Secult), responsável pela biblioteca, tais ações são decorrentes do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (o Proler).

As atividades serão realizadas em dois lugares distintos. A exibição de curtas-metragens que, segundo a Secult, “incentivam a leitura”, acontecerá na Escola Superior de Magistratura de Alagoas (a Esmal), à rua Cônego Machado,1.061, bairro do Farol (parte alta da capital). As demais ações, como as contação de história, oficinas e apresentações musicais, ocorrerão no espaço de eventos Agenda, que fica na rua Alba Mendes Falcão, 201, no bairro do Barro Duro.

Biblioteca pública Graciliano Ramos está localizada na praça D. Pedro 2o no centro de Maceió

Nessa terça-feira, os filmes serão exibidos em dois horários: às 8h30 e às 14h. As contações de histórias começam às 8h40, contando com os grupos Adois e Literando – este interpretando o conto infantil “As Carochinhas”. O agitador cultural Ronaldo Freire e o artista visual Paulo Caldas farão intervenção lúdica e pintura facial, respectivamente, a partir das 15h.

Na quinta-feira, as sessões de cinema acontecerão no mesmo horário e local. Às 8h40, no espaço Agenda, o poeta e mestre cordelista da cidade de Pilar, Jorge Calheiros, inicia as atividades com recital de prosa e cordel. Às 9h começa a oficina de teatro com a atriz Carleane Correia, da companhia Adois. Às 14h30, inicia-se uma roda de contação de histórias com a gestora e produtora Fátima Maia, mais a escritora Adriana Chaloppe e o grupo Literando.

O evento será finalizado às 15h30, com a apresentação do coral da instituição espirita Legião da Boa Vontade (a LBV), e do coral Carlos Gomes, do Centro Estadual Cyro Acyoli.