Promoções

João Carlos Jr. inicia turma do ‘Curso de Modelagem em Argila’ com 15 vagas

Filho de João das Alagoas, João Carlos Jr. inicia nesta quinta-feira (7) o ‘Curso de Modelagem em Argila,’ com duração de quatro semanas

27 de Julho de 2018, 13:39

Nesta quinta-feira (9), o artista popular João Carlos Jr. inicia uma nova turma do “Curso de Modelagem em Argila”, que realiza paralelamente ao trabalho de escultor na oficina do pai, João das Alagoas, no município de Capela. O curso básico, dividido em dois módulos, tem duração de quatro semanas e acontece às quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h, no ateliê Maria Maria Artes, à avenida Durval de Góes Monteiro, 6.314, Jardim Petrópolis, parte alta da capital.

O investimento para o curso, que garante os materiais aos alunos, é de R$ 200. João Carlos diz que “o objetivo é fortalecer a cultura e os saberes esquecidos”. “Queremos trazer de volta tudo o que é bom de um povo genuinamente alagoano, utilizando as técnicas que são únicas minha e de meu pai.”

 'Queremos trazer de volta tudo o que é bom de um povo genuinamente alagoano, fortalecendo a cultura', afirma o artista

A dinâmica do curso segue as seguintes etapas: entender como as argilas se comportam durante o benefício destas e durante a confecção dos produtos; o processo de mistura e amasso das massas; técnicas de modelagem à mão livre e com o uso de ferramentas; os nomes das ferramentas; as técnicas básicas de preparação de tintas naturais (engobes) e bases de argilas coloridas; decoração dos produtos e texturas básicas; possíveis problemas e soluções que surgem durante todo processo e, por último, transformação da argila em cerâmica através do fogo.

O artista capelense de 29 anos aprendeu tudo com o pai João das Alagoas, uma legenda da arte popular, criador de uma escola de artistas em Capela, desenvolvendo ao longo de 35 anos uma técnica singular em esculturas de cerâmica em baixo relevo, riquíssima em detalhes e cores. Um dos pontos altos da obra tanto de João das Alagoas quanto do filho João Carlos Jr. é a religiosidade do povo e a figura popular do “boi-bumbá”.

O curso ensina técnicas de modelagem em baixo relevo e como transformar argila em cerâmica, além do trabalho de pintura 

Carlos explica que, durante o curso, além das técnicas, ensina também “a criar uma história por detrás da peça”. “A criação de um tema, encaixar os gestos, as texturas e as cores, isso tudo conta uma história. Acredito que a arte é para qualquer pessoa que queira aprender, mas é preciso treino e dedicação”, afirma o artista, pontuando que “a sensibilidade vem como a paixão”. “É preciso estar todo dia no processo criativo, como num romance”, propõe o artista.

Para mais informações, ligue (82) 3241 2860 e 9643 7087.