Promoções

Universidade Federal de Alagoas inicia calendário com 'Semana dos Calouros'

Aula magna da reitora Valéria Correia, de tema 'Somos Todos Ufal: em Defesa da Universidade pública', retoma atividades

27 de Julho de 2018, 13:39

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza a partir de segunda-feira (22) a "Semana dos Calouros", que encerra na sexta-feira (26). As atividades de calourada dão boas vindas aos novos estudantes do segundo semestre letivo de 2017. A semana de volta às aulas será realizada com uma série de apresentações culturais,, além de sorteios de livros e ações solidárias.

As atividades começam na segunda-feira, às 9h, no auditório Nabuco Lopes, localizado na Reitoria no Campus Universitário, na parte alta da capital. Após apresentação cultural com dança cigana, a reitora, Valeria Correia, ministrará aula magna com o tema “Somos Todos Ufal: em Defesa da Universidade pública”, uma urgente pauta para o momento político e econômico por que passa o país.

Haverá também a apresentação das pró-reitorias de Graduação, Estudantil, de Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação, e dos órgãos de Apoio, Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e da Biblioteca Central (BC). Em seguida, serão expostos os representantes do movimento estudantil da União Nacional dos Estudantes (UNE) da Ufal. A Editora Universitária (a Edufal) sorteará livros.

Apresentação dos orgãos que compõem a administração da reitoria e das pró-reitorias estão dentro da programação 

O roteiro segue nos horários vespertino e noturno, com apresentações do grupo Afro, às 14h, e do coco de roda Xique-Xique, às 19h. Ainda na programação, o “CityTour – Conhecendo e descobrindo a Ufal”, um passeio pela Universidade. "Assim, os calouros conhecerão o campus e os setores que compõem toda a instituição", destaca o informativo enviado à Redação.

Na terça-feira (23), das 8h30 às 16h, acontece a "Calourada Vermelha", que é uma atividade solidária com doação de sangue e cadastro de Medula Óssea, no prédio na Reitoria. Já na quinta-feira (25), ocorre a Calourada Laranja, com a execução de teste rápido de HIV e distribuição de preservativos, no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Durante toda a semana, os alunos deverão ser recebidos em seus horários de estudos pelos coordenadores de curso e centros acadêmicos.

A pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz, admite que a Universidade Federal de Alagoas está “feliz em preparar esse momento significativo de acolhimento”. “Esperamos que os estudantes compreendam a Ufal como um espaço de crescimento acadêmico, desenvolvimento pessoal e profissional. E que vejam a universidade como uma instituição produtora de conhecimento e que tem compromisso com as políticas públicas, com o desenvolvimento da sociedade e em ser uma instituição socialmente referenciada."

Já os campi fora de sede, também estarão realizando atividades de acolhimento à comunidade. Confira o calendário aqui.