Cultura

Rede social e o linchamento virtual são temas de 'Aos Teus Olhos', filme de Carolina Jabor chegando à TV aberta

Longa-metragem será exibido no Canal Brasil nessa terça-feira (31), às 22h, e no sábado (4), à 0h; Daniel de Oliveira e Marco Ricca interpretam os personagens centrais

30 de Julho de 2018, 09:27

Da Redação

Terceiro longa de Carolina Jabor, “Aos Teus Olhos chega à TV, no Canal Brasil, nessa terça-feira (31), às 22h, apenas três meses depois de ter estreado nos cinemas. Uma reprise está marcada para o sábado (4), à 0h.

Baseado na peça espanhola “O Princípio de Arquimedes”, de Josep Maria Miró, “Aos Teus Olhos” aborda temas atualíssimos como o linchamento virtual, polarização de ideias e a cultura do ódio nas redes sociais.  A coprodução do Canal Brasil estrelada por Daniel de Oliveira, Marco Ricca e Malu Galli foi uma das grandes vencedoras da “Première Brasil” do Festival do Rio em 2017, conquistando o prêmio Redentores de melhor longa-metragem de ficção pelo júri popular, melhor roteiro, melhor ator (Daniel de Oliveira) e melhor ator coadjuvante (Marco Ricca).
 
Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação carismático e extrovertido, que dá aulas para uma turma de pré-adolescentes em um clube tradicional. O protagonista é amado pelos alunos devido ao seu jeito extrovertido e simpático, querido por Ana (Malu Galli), diretora da associação, e conta com a confiança dos pais. Toda a segurança em seu trabalho, no entanto, é posta em xeque quando Alex (Luiz Felipe Melo), um de seus alunos diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário. Indignada com o suposto assédio sofrido pelo filho, a mãe do guri divulga a denúncia em um grupo de uma rede social formado pelos pais dos demais membros da turma. Rapidamente a notícia se espalha, sem que Rubens tenha chance de se defender.
 
O filme mistura drama e suspense para dar chance ao espectador de fazer sua avaliação sobre a culpa ou inocência do protagonista. Sem grande interesse em buscar a verdade por trás das versões dissonantes entre os depoimentos do menino e de seu professor, o roteiro pincela tonalidades inconclusivas e passíveis de múltiplas interpretações.

Em apenas um dia, o personagem principal vê sua carreira imaculada ser jogada na vala sem qualquer chance de defesa ao ser confrontado pela inquisição do cruel tribunal das redes sociais. A grande rede, eficaz para encurtar distâncias e conectar pessoas ao redor do mundo, mostra sua face mais impiedosa no longa-metragem, comprovando que os acontecimentos do universo virtual rapidamente migram para a vida real em uma separação cada vez mais tênue.