Cultura

Secretaria de Cultura divulga programação do Mês do Folclore em Maceió e no interior

Oficinas de folguedos com os mestres e de confecção de instrumentos de percussão são algumas das atividades; no shopping Parque em Maceió acontecem exposições e apresentações culturais

08 de Agosto de 2018, 14:47

Para comemorar o Dia do Folclore no próximo dia 22, a Secretaria de Estado da Cultura (a Secult) programou uma série de atividades, durante todo o mês de agosto, na capital e nos municípios de São Miguel dos Campos, Coqueiro Seco e Coruripe. Em Maceió, em parceria com o shopping Parque, realiza exposições e apresentações culturais.

Até a sexta-feira (10) acontecem as “Oficinas com os Mestres”, nas cidades de Coqueiro Seco (taieira e chegança); Coruripe (baianas e Mané do Rosário) e São Miguel dos Campos (taieira). O resultado dos trabalhos feitos nas oficinas será apresentado de acordo com o seguinte roteiro: Coqueiro Seco – dia 22 às 9h; Coruripe/ Poxim – dia 23 às 14h, e São Miguel dos Campos – dia 15 às 14h.

Em Maceió, nas instalações do complexo escolar Cepa, no bairro do Farol (parte alta da capital), a programação começa no dia 17, às 9h, com o evento “Cepa Vivo”, com ciranda e contação de história; às 13h, oficina de Folguedos e Danças para os professores e apresentação da Chegança Silva Jardim, de Coqueiro seco.

Até o dia 23, uma “Oficina  de Xequerê” também acontece no Cepa, com atividades como confecção de 30 instrumentos, seguindo-se as aulas de percussão para 30 alunos.

A culminância dessas atividades ocorrerá no dia 24, no auditório do Colégio Titara (Cepa), com entrega dos instrumentos e apresentação dos estudantes.

No shopping Parque foram programadas as seguintes apresentações: dia 22 – Coco de Roda Ganga Zumba das Alagoas; dia 25 – Guerreiro Mensageiro de Pe. Cicero; dia 25 – Contação de história com o grupo Ciranda de História, e no dia 26, Zeza do Coco.