Especial

'Bolacha com Café' é diálogo sobre direitos e diversidades

Evento promovido pela ONG Ateliê Ambrosina acontece no 'Dia Nacional da Visibilidade Lésbica', quarta-feira 29, no Iphan, região central de Maceió

24 de Agosto de 2018, 10:55

Da Redação

A ONG Ateliê Ambrosina promove na semana que vem, na quarta-feira 29, “Dia Nacional da Visibilidade Lésbica”, o diálogo “sobre direitos e diversidades” ironicamente intitulado “Bolacha com Café” (“bolacheira” é antigo apelido dado às lésbicas). De acordo com a ONG, Alagoas é “um dos Estados brasileiros com maiores índices de violência contra a população LGBTI+”.

Iniciativa contemplada pelo edital “LBT – Autonomia, Liderança e Direitos”, do Fundo Elas (“o único fundo independente do Brasil dedicado às mulheres”, observam os organizadores do evento), “Bolacha com Café” ocorrerá em Maceió na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (o Iphan) à rua Sá e Albuquerque, 157, bairro central do Jaraguá. Começa às 19h e é aberto ao público gratuitamente. 

Museóloga Carmen Dantas/ Foto/ Nide Lins/ Cortesia

Bruna Teixeira, diretora presidenta do Ateliê Ambrosina, responsável pelo projeto, informa que esses novos “diálogos” contam com as presenças da pesquisadora e ativista transfeminista Viviane Vergueiro (BA), da museóloga Carmen Dantas (AL), da rapper Mc Carol Dall Farra (RJ) e da socióloga Regina Lopes (AL).

“Essas mulheres falarão sobre feminilidades e masculinidades, lesbofobia, mitos heteronormativos acerca das relações lésbicas, direito de viver e amar sem violência e sobre outros assuntos relevantes”, afirma Bruna Teixeira no informativo enviado à Redação. “Em troca constante com o público presente, elas compartilharão experiências e esclarecerão dúvidas.”

“Intervenções e exposições poéticas e visuais irão compor a programação artística”, destaca o press-release da ONG, informando, ainda, que haverá ”pocket show” da cantora e compositora Natalhinha Marinho.

Apoiam a iniciativa do Ateliê Ambrosina, o Iphan-AL, a produtora Sue Chamusca Arte & Assessoria, a pousada Trilha do Mar e os estúdios Piracema e Audácia Estúdio Criativo.

Para mais informações, ligue (82) 99693 0974 ou escreva para o e-mail atelieambrosina@gmail.com.