Especial

Festival 'Alagoas Criativa' reunirá empreendedores em artes visuais e cênicas, moda, literatura, música, cinema

Palestras, shows musicais, feira gastronômica e desfile de moda são algumas das atrações que ocorrerão no dia 1º. de setembro no Jaraguá

28 de Agosto de 2018, 09:38

Da Redação

Trabalhando por um período de um ano com o projeto “Redes Criativas”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (o Sebrae), os chamados empreendedores criativos das diversas regiões do Estado organizam o festival “Alagoas Criativa”, que ocorrerá na capital no bairro central do Jaraguá, no dia 1º. de setembro. A programação do evento acontecerá nos auditórios do Museu da Imagem e do Som (o Misa) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (o Iphan) e também ao ar livre na praça Dois Leões. De acordo com o site do Sebrae Alagoas, participará do festival “gente de todas as tribos criativas para conversar sobre empreendedorismo, criatividade e como negócios colaborativos podem alavancar a arte e a sustentabilidade”.

“Para participar dos debates no Misa e Iphan, é preciso fazer a inscrição no site, observando a quantidade de vagas de cada auditório”, avisa o noticiário, destacando que as atividades em praça pública, as urban hacking, serão totalmente liberadas ao público. O objetivo, segundo os organizadores, “é promover a ocupação dos espaços da cidade por seus artistas e moradores”. Essa atividade ocorrerá no horário das 14h às 21h, com desfile de moda, feira colaborativa e gastronômica, artesanato, palco artístico e atrações circenses. 

As palestras ocorrerão simultaneamente, das 14h às 19h, nos auditórios do Misa e do Iphan. As do Misa são as seguintes: "Tudo que Você precisa saber sobre Negócios de Impacto Social"; "O Afro Empreendedor na Economia Criativa"; "Negócios que são Espetáculos: Empreendendo com Artes Cênicas"; "Colaboração e Criatividade: O Encontro que dá certo"; "A Arte que comanda e transforma: Arte, Propósito e Empreendedorismo". 

No Iphan os debates programados são: "Artesanato e Design de Produtos: Dá match?"; "Moda para Tod@s: Conceitos de Moda sem Padrão"; "A Quantas anda o Cinema? A Produção Audiovisual e o Empreendedorismo"; "Espaços Urbanos ocupados pela Economia Criativa: O Que está rolando em Maceió?"; "O Olhar Feminino: A Vez é Delas".

Para Débora Lima, analista de comércio e serviços do Sebrae em Alagoas e gestora do projeto “Rede Criativas”, o festival deve abranger “todos os segmentos do circuito colaborativo e criativo” – aí inseridos as artes visuais e cênicas, música, literatura, cinema, fotografia, moda e “todas as demais categorias que navegam sob as perspectivas da economia criativa”.

“Esta é a culminância de um ano de trabalho que vem sendo executado dentro do nosso projeto”, explica a gestora. “Mês a mês, temos nos reunido para debater, organizar e fortalecer essa rede de empresários criativos e torná-los cada vez mais autônomos. Eles mesmos idealizaram e construíram esse festival, através de um grupo gestor, e a ideia é que sejam realizados outros eventos como esse e outras edições também.”

A frente da organização desse primeiro festival, os empreendedores André Almeida e Adriana Peclat destacam o festival como “aprendizado de vida”. “O processo como um todo”, diz André Almeida, “está sendo muito positivo. Mostra que não é impossível produzir quando há colaboração, só que, por outro lado, aponta também para a necessidade de educar o alagoano na questão da colaboração e de como esse tipo de trabalho pode ajudar no desenvolvimento da economia criativa.”

Adriana Peclat considera que o esforço conjunto é “propósito do trabalho criativo”. “Ele nos liberta de conceitos antigos como ‘não vou fazer porque não tenho dinheiro ou porque não vai dar certo’. Todo esse processo serviu para ver o que podemos construir através do processo colaborativo a partir da união de nossas habilidades.”

Festival Alagoas Criativa – 1º. de setembro, das 14h às 19h. Inscrições no site aqui.

Praça Dois Leões – Jaraguá, região central de Maceió.

Misa – Rua Sá e Albuquerque, 275, Jaraguá.

Iphan – Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá.