Cultura

'Sintonia', espetáculo da Academia Jeane Rocha, aposta nas 'sensações' da música

Em temporada até o domingo (9), novo balé da academia estreia nesta sexta-feira (7) em Maceió

07 de Dezembro de 2018, 15:54

Jorge Barboza/ Editor

A Academia de Dança Jeane Rocha estreia em Maceió nesta sexta-feira (7), às 20h, o espetáculo “Sintonia”. A temporada, que segue até o domingo (9), ocorrerá no Teatro Gustavo Leite à rua Celso Piatti, s/n, no bairro central do Jaraguá. O ingresso custa entre R$ 35 e R$ 70, podendo-se comprar em promoção na loja PUC localizada no shopping Parque no bairro de Cruz das Almas e na Sorveteria do Careca na Jatiúca. No sábado e domingo, o horário é 17h.

“É um espetáculo sobre música, sobre as sensações que as músicas nos causam”, diz Gabriela Amorim, jovem veterana do grupo de Jeane Rocha. Gabriela é uma pessoa com deficiência e uma das balarinas entusiastas da academia. “Esse novo espetáculo tem de música clássica até samba, tem MPB”, comemora. “É sempre desafio fazer um novo espetáculo nascer. Mas quando a gente ama o que faz, tudo fica mais fácil. Esse trabalho promete ser um dos mais completos e mais bonitos. Está imperdível e emocionante.”

Gabriela Amorim num ensaio há três anos/ Foto/ Jorge Barboza

Jeane Rocha afirma que “a música penetra diretamente em nossos centros nervosos e ordena de maneira rápida e imediata a divisão do tempo”. “E do espaço”, ela explica. “A música inspira nossos gostos, altera nosso comportamento, promove o equilíbrio e até o contrário dele. O som nos remete a lembranças do passado, ao calor do presente e até aos desejos futuros. Sua melodia nos permite as lágrimas e os sorrisos felizes.”

Para a dançarina e coreógrafa, a “sintonia” do título do balé é o que as pessoas sentem quando se conectam “com o mundo através da música e da dança”. “É o que queremos que o público sinta nesse nosso espetáculo, pois afinal, nosso trabalho tem a ver com sentir.”