Especial

Seprev entrega certificados a grupo de dependentes químicos reabilitados

Uma turma de 192 pessoas que fizeram cursos oferecidos pelo governo, em outubro e novembro, já pode ser reinserida socialmente

26 de Dezembro de 2018, 10:36

Da Redação

Uma turma de dependentes químicos reabilitados pelo Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (a Seprev) recebeu na semana passada certificados de cursos profissionalizantes realizados nos meses de outubro e novembro.

“Ao todo, foram 192 certificados entregues para dependentes químicos [reabilitados] oriundos da Rede Acolhe, principal programa de políticas sobre drogas do governo de Alagoas”, destacou o site oficial Agência Alagoas, na sexta-feira (21), quando os certificados foram entregues na sede do centro de reabilitação localizado no bairro do Farol na capital.

De acordo com o noticiário do governo, os “ex-acolhidos” fizeram cursos de manicure, pedicure, pedreiro, carpinteiro, telefonista e recepcionista. A titular da pasta da Seprev, Esvalda Bittencourt, afirmou que a iniciativa é uma “oportunidade” para o pessoal reabilitado inserir-se no mercado de trabalho. 

“Esse é o primeiro passo para que eles possam conseguir uma vaga. Capacitá-los é torná-los autoconfiantes e preparados para seguir a vida longe das drogas. Estamos, agora, estreitando laços com o Sine para fecharmos o ciclo da tão sonhada reinserção social.”

Eduardo Silva, de 34 anos, contou à Agência Alagoas ter conseguido uma vaga de atendente numa empresa de call center. “Tenho certeza que esses cursos mudaram a vida de todos. Enquanto há vida, há esperança”, afirmou Silva em discurso ao receber o certificado, relatando, de acordo com a reportagem de Daniel Dabasi, “sua história de superação das drogas”.