Cultura

Fernando Nunes Trio é atração do especial 'Jazz Panorama ao Vivo' no Teatro de Arena

Contrabaixista alagoano, que atualmente toca com Zeca Baleiro, será acompanhado por outro contrabaixista maceioense, Félix Baigon, comandante do Clube do Jazz de Maceió; nesta quarta-feira (9), às 20h

09 de Janeiro de 2019, 12:28

Jorge Barboza/ Editor

O músico Fernando Nunes – que inicia em Maceió uma pequena turnê pelo Nordeste – é o convidado do especial “Jazz Panorama ao Vivo”, realizado pelo Clube do Jazz de Maceió, que tem à frente outro às da música instrumental, o contrabaixista Félix Baigon. O show de Nunes está marcado para esta quarta-feira (9), a partir das 20h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, o anexo ao Teatro Deodoro à rua Barão de Maceió, 375, centro da capital. O ingresso custa entre R$ 30 e R$ 15.

Nunes, que é, assim como Baigon, um mestre do contrabaixo, e tocou por longos anos com a inesquecível roqueira Cássia Eller (Rio de Janeiro, 1962-2001), contou ao Alagoas Boreal que se apresentará numa "formação solo", batizada Fernando Nunes Trio. Estarão com o baixista nessa empreitada alagoana (ele é maceioense e pioneiro do rock alagoano nos anos 1970; atualmente mora na capital paulista), além do próprio anfitrião, Félix Baigon, o baterista Alysson Paz e o tecladista Jiuliano Gomes. “O grupo promete ainda um convidado surpresa”, avisa a comunicação do teatro.

“Faço essa apresentação no ‘Panorama Jazz’ a convite do Baigon”, explica o músico, que atualmente acompanha o cantor e compositor Zeca Baleiro. “Sou o primeiro convidado deste ano. Na quinta-feira [10], faço show em Recife [PE], num bar chamado Canela’s Gastrobar, que toca música instrumental, toca blues – é um bar bem musical. Sexta-feira [11] vou para João Pessoa [PB], fazer um show lá também num espaço musical chamado Fala Wladimir Carvalho. Semana que vem vou para Salvador [BA]] fazer o último show dessa turnê, que estou iniciando aqui em Maceió.”

Com Zeca Baleiro/ Foto/ Arquivo/ Divulgação

Ano passado, alinhado com outros músicos locais, deu o pontapé inicial para um possível movimento musical maceioense – que ele chama de “sururu music” –, mas que ficou apenas num encontro festivo e musical que aconteceu num bar da cidade. Nunes, porém, diz estar “trabalhando” na ideia. “Depois quero explicar tudo”, compromete-se, adiando a discussão para outro momento.

O amigo Félix Baigon diz que Fernando Nunes “é um grande mestre do contrabaixo”. “Eu o conheci ainda muito jovem, nos anos 1980, quando tocávamos no Paraíso Blue [antigo bar na orla litorânea da capital]. Fernando estava começando, já como um grande baixista de rock”, elogia esse monstro do jazz alagoano. “Será um prazer para nós recebê-lo. É um cara de muita musicalidade, que tem atuado com grandes nomes da música popular brasileira. Vai ser uma honra receber o Fernando no ‘Jazz Panorama ao Vivo’, projeto vitorioso que tem trazido grandes nomes da música instrumental.”

O especial do Clube do Jazz no Arena é uma extensão “ao vivo” do programa radiofônico “Jazz Panorama”, criado em 1987 para a rádio Educativa pelo empresário e aficionado do jazz Juan Maurer. A versão ao vivo lançada no ano passado, seguindo o roteiro do programa original, apresentando clássicos do jazz interpretados por músicos e cantores locais, e ainda trazendo grandes nomes da música instrumental – como o pianista Antonio Adolfo em recente apresentação no Arena –, consolida-se na capital como referência da música instrumental alagoana e brasileira.

Adquira o ingresso aqui ou na loja Ao Pharmecêutico da avenida Mário de Gusmão, no bairro da Ponta Verde. Na bilheteria do teatro, o bilhete estará disponível a partir das 14h.