Cultura

Estreia em Maceió exposição itinerante 'Maravilhas de Pompéia, Terra Santa e Antigo Egito'

A coleção particular do pesquisador Maisur Musa percorre diversas cidades do Brasil; em Maceió, ficará em cartaz a partir desta quarta-feira (30) até 24 de março

30 de Janeiro de 2019, 11:40

Da Redação

A exposição itinerante “Maravilhas de Pompéia, Terra Santa e Antigo Egito” estreia na capital nesta quarta-feira (30), no piso L3 do shopping Parque à avenida Comendador Gustavo Paiva, 5.945, bairro de Cruz das Almas. Apresentando 160 peças originais e 153 réplicas, a mostra segue até 24 de março, de segunda-feira a sábado no horário das 10h às 22h. e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. Os ingressos, entre R$ 28 e R$ 14, são permanentes, válidos até o final da mostra – o visitante pode retornar quantas vezes quiser.

Além da exposição em si, ocorrerão palestras e vídeo-documentário. Uma narrativa do Egito (visita guiada com duração de uma hora) ocorre aos sábados e domingos, às 15h e às 19h, repetindo-se nas terças e quintas-feiras, às 15h, até 7 de fevereiro.

'Pessoas foram surpreendidas pela fúria do Vesúvio no ano 79 d.C'

A coleção de peças arqueológicas originais e de réplicas de sarcófagos, múmias e utensílios “que resgatam uma parte importante da história da civilização” traz curiosidades como a estátua original de um deus cananeu datada de 2000 a.C.. “Além de réplicas de sarcófagos do faraó Tutancâmon, do busto da rainha Nefertiti (de 1330 a.C.) e de quatro múmias, por meio das quais é possível aprender um pouco sobre o processo de mumificação”, destaca o informativo do shopping enviado à Redação.

A mostra cobre um período histórico de 200 a.C a 300 d.C

Na seção reservada a Pompéia, ambientes cenográficos e 91 peças originais do período histórico de 200 a.C a 300 d.C. De acordo com o press-release da exposição, os objetos e relíquias “convidam a um mergulho na cultura, no cotidiano e na tragédia que envolveu milhares de pessoas que perderam suas vidas abruptamente pela fúria do [vulcão] Vesúvio, numa tarde do ano de 79 d.C.”, afirmam os pesquisadores da Maisur Musa Produções Culturais. Segundo o shopping Parque, o acervo particular do pesquisador brasileiro Maisur Musa “é inédito na América Latina” e, atualmente, percorre diversas cidades do país. “Além das peças em exposição, os visitantes poderão participar de palestras e assistir vídeos documentários exclusivos”, explica a organização da mostra.

Grupos de estudantes podem agendar visitas. Para mais informações, entre contato com a organização pelo e-mail misteriosdoantigoegito@hotmail.com ou envie mensagem para o whatsapp da mostra (27) 98810 7548.