Cultura

Artista visual, fotógrafos e diretor de cinema percorrem Sertão e Agreste

E realizam a exposição 'A Cor do Sertão', em cartaz no shopping Parque, e o filme em média-metragem 'Caravana Sertão encantado', que estreia esta semana

04 de Fevereiro de 2019, 16:22

Jorge Barboza/ Editor

Em Maceió, os fotógrafos Victor Viana e Rodrigo Barros realizam a exposição “A Cor do Sertão”, inaugurada no final de janeiro, no shopping Parque. A mostra – em cartaz no piso L1 do centro comercial à avenida Comendador Gustavo Paiva, 5.945, bairro de Cruz das Almas – apresenta imagens e objetos produzidos pela artista visual Julia Maria Nogueira, que assina como Sertão Encantado para a produção de uma série de pinturas em muros e paredes de cidades do Sertão e Agreste (Piranhas, Pão de Açúcar, Arapiraca) e também da capital Maceió.

Tal jornada de Júlia junto com Viana e Barros foi registrada pelo videomaker Henrique Muniz no documentário “Caravana Sertão encantado”, exibido na inauguração da exposição no sábado 26. O filme entrará em cartaz semana que vem (quinta-feira, 14) no Centro Cultural Arte Pajuçara à avenida Doutor Antônio Gouveia, 1.113, orla da Pajuçara. A mostra pode ser visitada no shopping, no horário das 10h às 22h, até o dia 26.

'Caravana Sertão encantado', criação de Victor Viana, Rodrigo Barros e Júlia Maria Nogueira

Muniz (à esq.): 'O plano agora é gravar mais em outras cidades do Sertão'

Henrique Muniz conta ao Alagoas Boreal que o processo de captação de recursos, desenvolvimento do roteiro, gravação e edição do curta-metragem durou três meses. “O filme estreou no Cinesystem do shopping, com sala lotada. 270 pessoas aplaudiram de pé. A produtora Sickinsight ficou responsável pela gravação e edição do filme.”

De acordo com Muniz – que dirigiu e roteirizou, durante cinco anos, o programa de TV “Supermoda“ –, a artista Julia Maria Nogueira faz “interferências em muros, objetos e assessórios em geral, além de telas”. ”Sempre dirigi imagens e vídeos de moda. Também fiz produção, direção e roteiro da web série ‘Beleza alagoana’, e agora a direção e o roteiro do documentário, que é um média-metragem, com 38 minutos de duração. O plano agora é captar para gravar mais em outras cidades do Sertão, transformando-o num longa-metragem.”

Com patrocínio da Casa das Tintas e da rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde, “Caravana Sertão encantado” é uma realização da agência de marketing de Henrique Muniz, a Supermoda.