Promoções

PM de Alagoas aumenta efetivo formando 945 novos soldados

Em solenidade realizada na capital, na sexta-feira (22), governador Renan Filho afirmou ter sido eleito 'para garantir mais segurança ao cidadão'

25 de Março de 2019, 15:57

Da Redação

Na sexta-feira (8), o governo de Alagoas realizou solenidade de formatura dos 945 novos soldados da Polícia Militar aprovados em concurso público em 2017. A cerimônia, que marcou os 187 anos de fundação da PM, ocorreu durante a manhã e início da tarde no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche da Barra, na capital, contando com a presença do governador Renan Filho.

À agência de notícias do governo, Renan afirmou que seguirá “tratando a Segurança Pública como prioridade, promovendo concursos públicos anuais”. “Investiremos ainda mais em infraestrutura, mantendo Alagoas como o Estado que mais reduz os índices de violência em todo o país”, destacou o governador, sinalizando ter sido eleito “para elevar o contingente policial e para garantir mais segurança ao cidadão”.

“É isso o que estamos promovendo hoje [sexta-feira], com esses novos soldados, dando exemplo ao Brasil. Enquanto muitos Estados sequer pagam os salários, aqui a gente mantém as contas em dia, faz concurso público, forma novos policiais e garante avanços em todas as áreas.”

Solenidade de sexta-feira (22) também comemorou os 187 anos da PM alagoana

À reportagem da Agência Alagoas, Renan Filho reafirmou “o compromisso de realizar concursos anuais para a área da Segurança Pública”. “Vamos seguir ampliando os Centros Integrados de Segurança Pública, fortalecendo as polícias militar e civil – esta, também, terá concurso este ano para delegado e agente. Seguiremos garantindo mais integração, reduzindo violência e realizando mais investimentos em inteligência para aumentar a capacidade de elucidação dos crimes”, acrescentou.

A solenidade realizada em Maceió fez alusão ao aniversário de 187 anos de fundação da PM alagoana, comemorado no dia 3 de fevereiro. “Ainda durante a cerimônia, foram outorgadas 33 medalhas do mérito e realizadas as promoções de 56 oficiais e 311 praças”, destacou o noticiário oficial.

O comandante-geral da PM alagoana, coronel Marcos Sampaio, disse que, “nesse governo, a Polícia Militar teve o maior número de promoções de sua história”. “Desde 2015, são mais de dois mil policiais militares formados”, afirmou.

Soldado Amorim Nobre, de 23 anos, disse estar 'ponto para ir às ruas e servir'

Segundo o site da Agência Alagoas, familiares dos soldados lotaram o Ginásio do Sesi “para prestigiar a formatura”. “A cerimônia coroa uma longa jornada que teve início ainda com a maratona de estudos para o concurso e seguiu com o rigoroso treinamento de formação”, destacou a reportagem.

O soldado Gabriel Medeiros de Amorim Nobre, de 23 anos, um dos 945 novos soldados da PM, disse não ver a hora “de começar a atuar em defesa da segurança da população alagoana”. “Estou muito entusiasmado para, enfim, ir às ruas e servir na atividade fim. Fico muito feliz por ter conseguido concluir o curso com êxito. Estamos prontos.”

O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, informou que os novos soldados reforçarão o policiamento no interior, sobretudo nas “áreas vermelhas”, consideradas pela Polícia Militar como “as mais críticas”.

“O comandante-geral da PM já fez o trabalho técnico de redistribuição desse novo efetivo. Ele vai recompor todos os Grupamentos de Polícia Militar de Alagoas”, explicou Lima Júnior, afirmando que “todos os municípios do Estado serão contemplados, bem como todos os Centros Integrados de Segurança Pública”. “Os demais policiais serão deslocados para as áreas vermelhas”, concluiu o secretário.

De acordo com a reportagem, a solenidade contou com a participação de outras autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor, e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Tutmés Airan.