Cultura

Na capital, 'Semana Carambola' antecede festival com oficina, workshop e palestra

Objetivo é estimular o debate e a troca de aprendizados sobre o cenário musical em Alagoas; festival de música acontece no sábado (6)

02 de Abril de 2019, 09:43

Da Redação

A “experiência sensorial” proposta pelo Festival Carambola já começou. O evento que ocorrerá em Maceió, no sábado (6), no estacionamento do shopping Parque à avenida Comendador Gustavo Paiva, 5.945, bairro de Cruz, busca “estimular o debate e a troca de aprendizados sobre o cenário musical em Alagoas” com uma série de oficinas, mesas redondas e workshops.

“A imersão cultural da ‘Semana Carambola’ é de responsabilidade de uma equipe de engenheiros de som, consultores em economia criativa, professores universitários e, claro, músicos”, destaca o informativo do festival, avisando que “boa parte desses encontros são gratuitos”.

A oficina "Mercado da Música – Desvendando Problemas e buscando soluções", será ministrada gratuitamente pelo músico e Consultor de Economia Criativa”, realizada pelo Sebrae Pernambuco, ocorreu nessa segunda-feira (1º.). Nesta terça-feira (2), acontece um workshop de bateria com o mestre Carlos Bala. Alagoano e veterano da banda de Djavan, Bala já tocou, também, com uma miríade de estrelas da MPB, entre elas, Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Chico Buarque. “A aula acontece na Sala de Música do Complexo Deodoro, a partir das 19h. As inscrições custam R$ 20”, informa o press-release enviado à Redação.

Fernanda Guimarães fará pocket show na sexta-feira (5), na Unit

Uma palestra sobre planejamento de comunicação em música será proferida pela professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (a Ufal), Laís Falcão, está marcada para esta quarta-feira (3), às 20h, no Centro Universitário Tiradentes (a Unit). “A entrada é franca”, adverte a produção do festival.

"A minha palestra será voltada para a relação entre comunicação e música. Trouxe essa preposição sobre planejamento, pois é um trabalho que já venho desenvolvendo há um tempo. Quero apresentar elementos e ferramentas úteis para a comunicação de artistas, bandas e eventos pontuais. Dicas que podem ser aplicadas no segmento musical local", explica a professora Laís. Ela diz que “um dos principais atrativos desta edição do Carambola é proporcionar espaços de discussão para as produções de mulheres alagoanas”.

"Achei muito bacana o evento separar algumas atividades para que mulheres exponham seus trabalhos e vivências na música. A mesa redonda que finaliza essa semana de oficinas é um diferencial e exprime diversidade ao projeto."

Também nessa quarta-feira, a engenheira de som e diretora de palco Bia Paiva, de São Paulo, compartilhará experiências experiência na Sala de Música do Complexo Teatro Deodoro, às 19h.

Finalizando a “Semana Carambola”, na sexta-feira (5), a partir das 19h, uma mesa redonda, batizada de "Mulheres, Música e Criatividade", reunirá um time de artistas e produtoras culturais: Ticiane Simões, Camila Alves, Mel Nascimento, Letícia Sant'Ana, Fernanda Guimarães e Myrna Araújo. Será realizada, também, na Unit, a partir das 19h, com mediação da jornalista Danielle Cândido. “Um pocket show das cantoras Fernanda Guimarães (AL) e Fernanda Aimê (SP) promete um desfecho animado para a noite”, destaca a comunicação do evento. A entrada é franca.

As inscrições para todos os encontros podem ser feitas aqui.