Cultura

'FOTOgrafandoPoesia' é coletiva de fotografias em cartaz no centro de Maceió

Vernissage é nesta quinta-feira (4), às 19h; organizador, fotógrafo Jorge Vieira, diz que objetivo é 'incluir Alagoas no cenário nacional da fotografia'

04 de Abril de 2019, 14:46

Da Redação

“FOTOgrafandoPoesia” é a exposição coletiva que será inaugurada nesta quinta-feira (4), às 19h, na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro, à rua Barão de Maceió, 375, centro da capital. Reunindo trabalhos dos fotógrafos Dilma Marinho, Gabi Coêlho, João Dionísio, Jorge Vieira, Lia Santos e Lucyelma – que se inspiraram em poemas de autores alagoanos contemporâneos para realizarem suas obras – a mostra é resultado da oficina de produção fotográfica “com base na poética”, realizada entre os meses de julho e novembro do ano passado.

Trabalho do organizador Jorge Vieira

“Poetas e fotógrafos se encontraram para promover o diálogo da escrita com a imagem, objetivando a produção de conteúdo poético”, explica o informativo do Complexo Cultural Teatro Deodoro, destacando que a exposição “faz parte da programação do 1º. Encontro de Fotografia Criativa de Maceió, Foto Sururu 2019, organizado pela Agência Fragma”. “Serão realizadas seis exposições fotográficas, oficinas, palestras projeções comentadas e leitura de portfólio.”

“Nós abrimos, no mês passado, a exposição ‘Silêncio’, que também é uma coletiva de fotógrafos, no primeiro piso do Complexo Cultural Teatro Deodoro, e, agora, completamos o circuito fotográfico, no mezanino, com ‘FOTOgrafandoPoesia’. Nós temos excelentes fotógrafos em Alagoas. É uma arte que vem crescendo e que precisa de espaço. Convidamos o público para que prestigie a mostra”, afirma a diretora presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Sheila Maluf, responsável, também, pela galeria do complexo cultural.

Foto de Lucyelma Silva, em cartaz até 30 de abril

Para o fotógrafo e organizador do evento Jorge Vieira, o evento “Foto Sururu” “inclui Alagoas no circuito nacional da fotografia, proporcionando intercâmbio de ideias e promovendo o trabalho dos alagoanos”. “É um desafio grande. Pela primeira vez a gente faz um evento com dimensão nacional. Inclusive, esse é um dos objetivos: colocar Alagoas no roteiro dos bons e grandes eventos de fotografia no país. A ideia é, também, dar a visibilidade que a fotografia alagoana merece, fomentar essa cultura no nosso Estado e, ainda, despertar novos olhares,”

Em cartaz até 30 de abril, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Agendamento para grupos de escolas e instituições pode ser feito ligando para (82) 98884 6885 ou enviando a solicitação para escolasditeal@gmail.com.

Acesse a programação completa do “Foto Sururu” aqui.