Turismo em Pauta

Turismo de Alagoas é divulgado e comercializado na WTM em São Paulo

A feira ocorrida entre os dias 2 e 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo recebeu quase 11 mil visitantes e mais de 600 expositores

17 de Abril de 2019, 09:33

Ivaldo Pinto é jornalista

Alagoas marcou presença na World Travel Market (WTM) Latin America – a maior feira de turismo e negócios da América Latina – ocorrida entre os dias 2 e 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento recebeu quase 11 mil visitantes e mais de 600 expositores, entre destinos nacionais, internacionais, companhias aéreas e operadoras.

O estande de Alagoas foi um dos mais visitados, oportunidade em que foram divulgadas as atrações turísticas alagoanas, com destaque para as cidades litorâneas e históricas. Por sua vez, os empresários da hotelaria e de agências de receptivo participaram de rodadas de negócios e apresentaram seus produtos e serviços aos principais compradores (buyers) internacionais.

Houve, ainda, o lançamento da quinta edição da campanha “Azul da Cor do Mar”, realizada pela operadora Azul, na qual participaram aproximadamente 100 agentes de viagens de São Paulo – interior e capital. A referida campanha tem o objetivo de impulsionar os profissionais nas vendas para o destino Alagoas.

Ainda no evento, a fim de tratar da melhoria da malha aérea, o titular da Sedetur, Rafael Brito, se reuniu com a diretoria da companhia aérea Gol e da operadora Decolar, e com representantes de operadoras argentinas. O secretário enfatizou que o objetivo maior do órgão oficial de turismo é dar visibilidade e crescimento ao setor, gerando, assim, emprego e oportunidade para o povo alagoano, que vive muito do segmento e encontra nele a principal fonte de renda.

Por sua vez, o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, destacou que a WTM “é um espaço que reúne grandes empresas e entidades do setor”, encontrando-se ali importantes parceiros do trade turístico que participam do lançamento de campanhas de viagens, além de assembleias e capacitação. Ainda de acordo com Galvão, a participação de Alagoas em um evento de porte como esse “contribui diretamente para alavancar o destino Maceió”, apresentando atrativos e a capacidade da capital alagoana de receber novos visitantes.

Representaram Alagoas na WTM a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semtur) e empresários de turismo alagoanos.

Notas

Em Gramado, na Serra Gaúcha, a Páscoa mais longa de todos os anos começou no dia 29 de março e se encerra no dia 21 de abril. Nesse período, a cidade deverá receber cerca de 400 mil visitantes. A programação do evento é atraente. Entre as principais atrações estão a “Trupe de Páscoa” (semelhante à “Trupe de Natal”), as “Paradas de Páscoa” (desfiles que passam pela rua central com personagens), a “Vila de Páscoa” (que contempla o trabalho dos artesãos gramadenses) e ainda o espetáculo “Tito, um Coelho atrapalhado”, que acontece no Palácio dos Festivais. Na Rua Coberta, um palco foi montado para receber atrações da região, com shows de artistas locais, contação de histórias e Espaço Kids. Já o verdadeiro significado da Páscoa tem destaque com as apresentações do “Gramado Aleluia”, que traz as tradicionais procissões de Ramos e de Passos, em que os atores encenam os últimos momentos de Jesus, além de missas na Igreja Matriz São Pedro.

Trupe da Páscoa, atração em Gramado/ Foto/ Cleiton Thiele
Jair Galvão, à frente da Anseditur por mais dois anos

Alagoas em evidência no cenário turístico nacional: o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) durante a realização da World Travel Market (WTM) em São Paulo. O ministro do Turismo, Álvaro Antônio, prestigiou a posse, por ocasião da primeira assembleia geral da Anseditur em 2019, na Expo Center. Galvão já ocupava a presidência da entidade desde novembro do ano passado, quando deixou a vice-presidência e assumiu o lugar do então presidente Richard Alves. Agora, com a eleição da nova diretoria, o dirigente da Secretaria de Turismo Maceió será o titular da pasta por mais dois anos.

Passeio de barco à praia do Gunga, saindo da Barra de São Miguel: imperdível

Em Barra de São Miguel, no litoral sul de Alagoas, distante 34 km de Maceió, há uma praia tranquila, protegida por um paredão de arrecifes, ideal para refrescantes mergulhos. Há, também, o rio Niquim, atração turística. Importante balneário, a Barra é conhecida também pelo seu animado Carnaval; dispõe de bons hotéis, restaurantes e bares que oferecem saborosos pratos da culinária alagoana. É de lá que acontecem passeios de escunas, saveiros e lanchas pelo rio São Miguel, que banha a cidade, até a famosa praia do Gunga, no vizinho município de Roteiro. O Gunga é uma ponta de areia alva que avança mar adentro, unindo as águas do Atlântico com as do rio São Miguel. É um lugar paradisíaco, enfeitado por coqueiros em profusão, onde turistas e nativos desfrutam de momentos inesquecíveis entre mergulhos e uma cervejinha bem gelada comercializada nos barzinhos do lugar.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, recebeu em audiência, dia 1º. de abril, Win Woelders e Sjoerd de Kot, diretores da operadora holandesa Corendon. Fátima reafirmou o compromisso do governo do Estado de fortalecer a parceria com a prefeitura e com a iniciativa privada para concretizar dois voos charters semanais de Amsterdã para Natal, a partir de novembro, quando começa a alta estação turística do Rio Grande do Norte. A expectativa é de que a vinda de turistas da Europa represente um incremento de R$ 10 milhões na economia do Rio Grande do Norte, gerando empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação de tributos, a exemplo do ISS e ICMS, e movimentando 52 segmentos da cadeia econômica do turismo. Na reunião, os diretores da Corendon disseram que a empresa vai arcar com 70% dos custos da campanha publicitária que será lançada na Europa, cabendo os 30% restantes aos parceiros potiguares.

Contato: ivaldopintodebarros@hotmail.com