TV Boreal

'Unicórnio', adaptação livre de textos de Hilda Hilst, estreia no Canal Brasil

Trata-se de uma coprodução entre a emissora estatal e a produtora 3 Tabela Filmes; exibição será nessa terça-feira (7), às 21h45

06 de Maio de 2019, 18:09

Da Redação

Segundo longa-metragem de Eduardo Nunes (de “Sudoeste”), “Unicórnio” estreia nessa terça-feira (7), às 21h45, no Canal Brasil. Trata-se de uma coprodução entre a emissora estatal e a produtora 3 Tabela Filmes, livremente adaptada de dois textos de Hilda Hilst, a novela "Matamoros (da Fantasia)" e o livro "O Unicórnio". O filme foi selecionado para o Festival de Berlim (Alemanha) e o Festival do Rio. No elenco, Patricia Pillar, Zécarlos Machado, Lee Taylor e a estreante Barbara Luz.

Patrícia Pillar e Lee Taylor/ Veja aqui o trailer oficial

De acordo com o informativo do Canal Brasil enviado à Redação, o “drama sensorial” de “Unicórnio” trata da “descoberta da sexualidade” da personagem central, Maria, vivida por Barbara Luz. “Ela é uma adolescente que vive com a mãe (Patricia Pillar) em uma isolada área rural, após ser abandonada pelo pai (Zécarlos Machado)”, destaca o press-release, informando que “a menina passa por mudanças comportamentais e na relação familiar quando um criador de cabras da região (Lee Taylor) começa a conviver com as duas”. “Nesse mundo de descobrimentos, as atitudes da jovem tornam-se imprevisíveis.”

O filme, segundo seus produtores, “vai além de uma adaptação costumeira e faz um resgate do espírito poético de Hilda Hilst, traduzindo sua natureza através da valorização do silêncio e da contemplação da imagem”. “A fotografia de Mauro Pinheiro Jr. faz parte da narrativa, transmitindo profundidade e criando uma atmosfera de contos de fada.”