Cultura

Diteal programa semana de atividades para comemorar o 'Dia Alagoano do Teatro'

Apresentações de espetáculos ocorrerão nos teatros Deodoro e Arena e na praça Marechal Deodoro a partir de segunda-feira (13); oficinas para atores estão programadas para o Complexo Cultural Teatro Deodoro

08 de Maio de 2019, 15:23

Da Redação

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (a Diteal) realiza uma série de atividades, na semana que vem, para comemorar o 14 de maio, “Dia Alagoano do Teatro”. “É uma data importante, que deve ser celebrada e utilizada como uma forma de fortalecer as artes cênicas no nosso Estado”, destaca o informativo enviado à Redação, divulgando a programação que ocorrerá nos teatros Deodoro e Arena, no Complexo Cultural Teatro Deodoro e, também, na Praça Marechal Deodoro, no centro de Maceió. “’A maior parte da programação é gratuita”, avisam os organizadores.

'Mar adentro', com Alexandrea Constantino, é o cartaz da quinta-feira (16), às 19h, no Arena

“Todos os anos, preparamos uma programação especial para marcar o ‘Dia Alagoano do Teatro’ e apresentar um pouco da nossa vasta e rica produção”, afirma a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

'Volante' será apresentado às 15h30 na Praça Dedoro

Instituído no ano de 2003, o “Dia Alagoano do Teatro” celebra o aniversário da atriz e teatróloga Linda Mascarenhas, fundadora da mais antiga companhia de teatro alagoana, a Associação Teatral das Alagoas (ATA). “A Diteal celebra esse dia não por mera formalidade, mas focada no seu objetivo de trabalhar de forma permanente o aperfeiçoamento da cultura artística no Estado de Alagoas e, nesse caso, promovendo e estimulando a produção local das artes cênicas, a formação dos nossos artistas, através de uma oficina de excelência inquestionável”, comenta o gerente artístico da Diteal, Alexandre Holanda, afirmando que a programação que começa na segunda-feira (13), seguindo até o sábado (18) dá “visibilidade” à produção de teatro local. De acordo com Holanda, a semana recheada de atividades “estimula e mantém a produção teatral em evidência”. “Não podemos esquecer, também, que estamos respeitando a história, trazendo para a cena Linda Mascarenhas, um dos grandes nomes dos nossos palcos.” 

Confira no site da Diteal a programação completa das atividades programadas.