Cultura

Filarmônica de Alagoas apresenta mais um concerto para a juventude da série 'Mundo'

Próxima edição na sexta-feira (17), no Teatro Deodoro, traz o 'Concerto Ploc', relembrando sucessos nacionais como 'Superfantástico' e hits de Madonna e Michael Jackson

15 de Maio de 2019, 11:06

Da Redação

A Orquestra Filarmônica de Alagoas estreia na sexta-feira (17) em Maceió o espetáculo “80’s, o Concerto Ploc”, apresentando grandes sucessos nacionais e internacionais dos anos 1980. O show acontece no Teatro Deodoro à rua Barão de Maceió, 375, centro da capital, a partir das 20h. Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 e podem ser adquiridos no site aqui.

“A filarmônica promete ao público alagoano um concerto memorável, com duas linguagens musicais em diálogo: a orquestral e a de uma banda base, especialmente convidada para abrilhantar o concerto”, destaca o informativo da orquestra enviado à Redação. De acordo com o maestro Luiz Martins, escolher o repertório “não foi fácil”. “É um concerto para todas as idades e gerações. Assim, vamos fazer um passeio indo de Balão Mágico a Michael Jackson, passando por ícones como Madonna, Legião Urbana, Cazuza, Scorpions e Milton Nascimento, entre outros. Há imensas possibilidades nesse universo verdadeiramente encantador.”

De acordo com o press-release da orquestra, o “Concerto Ploc” integra a série “Mundo”, em que a Filarmônica de Alagoas "flerta com um público mais jovem, que, habitualmente, não consome música clássica”. “Com quase dois anos de existência, a filarmônica sabe que conquistou o coração do público alagoano e, para continuar a merecer o seu apreço, promete ainda grandes surpresas”, explicam os produtores, apostando em “sons que ultrapassem as fronteiras alagoanas e ecoem, também, por outros centros, como já vem acontecendo”.

Maestro Luiz Martins: 'Não foi fácil escolher o repertório'

A produtora Irina Costa conta que ficaram famosas as “festas ploc” alusivas aos anos 1980 e 1990. “Toda vez que tem uma festa ploc, as pessoas já sabem. Por isso a gente adaptou [a gíria] e fez um concerto ploc. É o nome do chiclete Ploc famosíssimo na década de 1980.”

Segundo a comunicação da orquestra, os anos 1980 foram “um dos períodos mais produtivos e criativos da música, que rendeu grandes sucessos e artistas que acompanharam uma geração atravessando o tempo”. “A década de 1980 inicia com a volta de John Lennon; mas, também, com sua trágica partida aos 40 anos. Foram os anos conhecidos como a década da música eletrônica. Nessa época, a new wave, assim como toda a estrutura da dance music, tornaram-se fenômenos e praticamente um símbolo da época. Surge a MTV e o hip hop, as pistas de dança e as primeiras raves.”

No Brasil – continua o informativo da filarmônica – “surgem as bandas de rock de garagem que foram e são sucesso até hoje”. “Foi a época dos grandes programas de TV e especiais infantis e, claro, músicas que a gente não esquece, como 'Superfantástico', cantada por Djavan e a Turma do Balão Mágico. Michael Jackson foi definitivamente o maior ícone da década de 1980 – com imagem e estilos marcados por jaquetas de couro, luva e os passos do hit ‘Moonwalk’. ‘Thriller’ tornou-se o álbum mais comercializado de todos os tempos, com vendas estimadas entre 65 a 110 milhões de cópias em todo o mundo. Madonna foi a maior estrela e símbolo feminino desse período sendo a cantora que mais vendeu álbuns e singles durante a década.”

Ingressos podem ser adquiridos, também, nas lojas Chilli Beans no shopping Maceió (Mangabeiras), galeria Club Lyon (Jatiúca) e Deny Tennis no shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes).

Para mais informações, ligue (82) 99381 6666 (82) 99444 6228.