Promoções

Festival de Artes Cênicas de Alagoas abre inscrições para quinta edição em setembro e outubro

Evento busca a articulação de grupos teatrais frente às políticas culturais do Estado; propostas para espetáculos e oficinas podem ser apresentadas até 30 de junho

20 de Maio de 2019, 09:46

Da Redação

Com o objetivo de “promover o encontro entre a classe artística e as comunidades carentes de Maceió”, o Festival de Artes Cênicas de Alagoas (o Festal) abre inscrições para sua quinta edição que será realizada entre os meses de setembro e outubro. De acordo com a comunicação do evento, além de “estimular a produção teatral”, o festivall faz a articulação de grupos culturais atuantes, buscando um fortalecimento das artes cênicas em Alagoas frente às políticas de cultura n­­o Estado. As inscrições vão até 30 de junho. Serão selecionadas propostas para dez espetáculos e cinco oficinas, que serão realizados em comunidades na capital. Podem se inscrever grupos e artistas de teatro, dança, performance e circo, além de contadores de história, que deverão acessar o edital e os formulários de inscrição no blog Festal.

Contemplado com o prêmio Algás Social 2018-2019, o quinto Festal acontece durante cinco semanas de setembro e outubro, em cinco bairros, “definidos de acordo com a situação de vulnerabilidade social da população local”. “Especialmente em termos de acesso de crianças e jovens a bens culturais. As ações serão gratuitas e contarão com apoio de ONGs e associações de bairro”, destaca o informativo enviado à Redação.

A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2011. “Em 2016, o Festal adotou o formato de organização conjunta entre grupos locais. Em 2018, contou com 19 espetáculos, apresentados ao longo de oito dias, além de atrações musicais, exposição, sarau, feira colaborativa, mesas-redondas e grupos de trabalho.”

Para mais informações, acesse o site do festival ou escreva para festivaldeteatrodealagoas@gmail.com. Acompanhe as páginas do evento no Instagram e Facebook.